Visitei aquela que é considerada por muitos, a Igreja mais bonita de Portugal. A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, ou Igreja Paroquial de Válega. Localizada desde meados do séc. XVIII na freguesia com o mesmo nome, Válega, dista da cidade de Ovar cerca de 6 km. Demorei 10 minutos a chegar lá. Expectativas elevadas para um time off património.

Há sinalização a indicar a localidade, e o monumento. Chego, estaciono, e vejo as laterais e as traseiras da igreja, revestidas a azulejos. Duas cores, azul e branco, e alguns motivos. Depois, sigo, e caminho em direção à fachada, o principal e maior atrativo. Virada para poente, tornou-se impressionante e ainda mais bela com o final de tarde. Dos templos mais bonitos que já alguma vez vi! Para a poder admirar em todo o seu esplendor foi necessário entrar no cemitério, que lhe faz frente, a poucos metros de distância. O revestimento a azulejos policromáticos com temas figurativos de origem bíblica, colocados em 1960, são toda a Igreja. Linda. Mas, o interior não é menos encantador. Lá dentro, paredes revestidas de azulejos policromáticos, tetos cobertos com madeiras exóticas doadas pela Família Lopes, e vitrais magníficos, oferta do Comendador António Augusto da Silva.

Independentemente da fé, trata-se de uma obra-prima da arte da pintura do azulejo. Uma obra singular do ‘nosso Portugal’. Visite!

Deixe um comentário