Já foram muitos os castelos que visitei no ‘nosso Portugal’. Muitos dos melhores e mais interessantes time off pertencem-lhe. Estão carregados de significado. São resistência e intemporalidade, são baluartes da defesa da nação. São estruturas muralhadas que os nossos antepassados nos legaram, e são quase sempre a história da nossa fundação.

Visitei o Castelo de Lanhoso, Monumento Nacional, na e da vila, de Póvoa de Lanhoso. Construído num dos períodos mais conturbados da História de Portugal, a Reconquista Cristã, subsistiu ao passar dos séculos como um admirável exemplar da arquitetura militar medieval. Implantado sobre o maior monólito granítico da Península Ibérica é uma das principais referências culturais e patrimoniais do concelho. Fui até lá!

Localizado a cerca de 2,5 km da vila, no topo do Monte do Pilar (Monte de Lanhoso), tem a poucos metros de si,  um santuário seiscentista. O Santuário de Nossa Senhora do Pilar. A primeira paragem. Construído com a pedra das antigas muralhas do castelo, foi mandado erguer por um comerciante abastado do Porto que decidiu construir uma réplica do Santuário do Bom Jesus de Braga. Luxos …

Com uma posição privilegiada e estratégica, o reduto medieval de Lanhoso, foi no séc. XII várias vezes o refúgio de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques. Ao longo dos tempos sofreu profundas reformas na sua estrutura, restando da arquitetura primitiva apenas ténues vestígios. Não os vi. O que vi foi uma altiva torre de menagem, onde subi. Lá dentro, o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso. De fora, lá em cima, uma simbiose perfeita entre monumento e paisagem. E aquilo que terá sido no passado um espaço de batalha, hoje é um lugar envolto em encantos e mistério. Faz parte. Também é isso que os torna encantadores. Aos castelos …

 

Deixe um comentário