A cerca de 4 km da vila de Penacova, e de frente para si apresenta-se a Praia Fluvial do Reconquinho. Um espaço fresco e em plena harmonia com a natureza. Localizada na margem esquerda do Mondego é das melhores soluções de lazer para os dias mais quentes. Sim, há verão no interior da Região Centro.

Inserida num ponto bastante inferior face à estrada, é descer e descer até lá. Há parque de estacionamento, mas eu desci a pé. Quis desfrutar de todo o enquadramento, e quis fotografar. Está cercada por uma bela paisagem natural. Ao fundo, vi uma das suas principais e mais bonitas características, a ponte de madeira. Um excelente convite ao mergulho e uma passagem para o percurso pedestre à volta do rio. Vi naquele cenário, um postal.

Chego à praia, e vejo mais. Há café-bar, há cais de barcos, há parque infantil, há campo de futebol, há área para piquenique e há fluvioteca (biblioteca na praia fluvial). Praia acessível, com nadador salvador e água de qualidade, está classificada com bandeira azul.

A mim encantou-me o contexto em que está inserida, o Rio Mondego a serpentear à volta da vila, e o – ar -. O bom ar que se respira. Saúde, muita saúde ali. Mesmo ao lado localiza-se o parque de campismo de Penacova, uma boa opção para quem quiser ‘esticar’ a visita, e pernoitar ali. Fico feliz a conhecer espaços assim. Simples, leves e completos. Encantador e natural o ‘nosso Portugal’!

 

 

 

 

Deixe um comentário