No concelho de Mortágua, fui até à aldeia, localidade de Mortazel. Integrada na maior freguesia do município, Sobral, é sem dúvida uma das suas paragens rurais mais típicas e autênticas. Fui até lá, num time off pelo interior do nosso Portugal, e ‘aos pés’ da Serra do Caramulo. Sim, é neste contexto que se apresenta Mortazel. Expectativas elevadas!

Da vila até lá foram cerca de 12 km, numa viagem fácil e simples. A poucos metros de chegar à povoação ou ao casario mais concentrado, via-se já a aldeia. Estava rodeada por terrenos agrícolas trabalhados de fresco. É ainda a subsistência de algumas das suas gentes. Gentes de trabalho! Muito milho, vinha, olival, e muito sobreiro. Não estivesse o nome da freguesia – Sobral – relacionado com a quantidade de sobreiros na zona.

Circular na aldeia é perceber que ali houve e há fé, há alminhas, há uma bonita capela, e há vida. Entre casas de xisto e cimento, entre casas fechadas e ao abandono, há casas com vida, vida local. E depois há também casas para receber, para o turista. Há futuro! Foi construído recentemente um complexo turístico – balcões da colina – que concentra alojamento local e restauração. Um convite feliz e bonito a uma estadia perfeita para quem gosta da vida de campo. E eu gosto muito…

Deixe um comentário