Visitar Vila Nova de Famalicão é sobretudo parar em alguns dos espaços identidade do concelho. Cultura. Património. Partilham história, partilham artes e ofícios, ‘falam’ das terras e das gentes da região, e perpetuam um passado rico e diversificado. Fui até lá!

1. Museu camiliano

A visita começou na freguesia de São Miguel de Seide. Fui visitar e ‘viajar’ na reconvertida casa de Camilo Castelo Branco. Hoje, e desde 1922, museu camiliano. A casa primitiva, destruída por um incêndio, foi alvo de uma reconstrução e transformação profunda para que ficasse o mais semelhante possível com a original. Imóvel de interesse público, considerado o melhor museu nacional em 2006 pela Associação Portuguesa de Museologia, é uma viagem emocionante à vida preenchida e atribulada do grande e singular romancista português.

2. Parque da Devesa

Já na cidade, circulei a pé pelo Parque da Devesa. Um recente espaço verde arranjado e preparado para bem receber. O melhor welcome para quem chega. Inserido em meio urbano, e com quase 30 hectares, é um local privilegiado de contacto com a natureza, lazer, convívio e desporto. Andei por lá. Há um bonito anfiteatro, há serviços educativos e há a Casa do Território. Fui lá dentro. Equipamento cultural aberto ao diálogo, participação e conhecimento sobre de Vila Nova de Famalicão e região envolvente. Permite percorrer séculos e séculos de história, uma história identitária que conta com cerca de 6.000 anos,…

3. Museu Bernardino Machado

No centro, não pude deixar de passar no Palacete Barão de Trovisqueira, onde se localiza o Museu Bernardino Machado. Visitei-o. Museu Municipal, trata-se de uma clara e justa homenagem à personalidade e patrono, Bernardino Machado. A coleção do museu constitui vários núcleos e abarca um período cronológico de 1835 a 1944. São documentos, são monografias, são quadros, é vestuário, é mobiliário, são objetos pessoais, e artes decorativas. Tudo, a contar a história de um passado distinto em várias áreas e a vários âmbitos. Sem nunca descurar a sua paixão ao Minho, às suas origens. Incrível e respeitável percurso.

4. Fundação Cupertino Miranda

Alguns metros à frente, e numa das principais praças da cidade, a Fundação Cupertino Miranda, um dos edifícios ex-libris do concelho. Uma Instituição de fomento cultural e de apoio a situações de carência económica. Fui até lá, ao interior. Vários pisos, várias salas, missão e valores bem definidos, e consubstanciados nas palavras do Fundador. “Templo de Arte, de Cultura e de Bondade, seja, na minha terra Natal: Louvor ao Trabalho, Honra ao Saber, Hino ao Amor, Testemunho do devotamento a este Povo. Arthur Cupertino de Miranda, 1970.” Lindo.

Há mais para ver, há mais para explorar e há mais para conhecer neste concelho? Claro que há. Mas quem disse que não ia voltar… Até breve Famalicenses!

Deixe um comentário