Fui até Vizela! Um time off no coração da cidade.

Gastronomia

Nada melhor para iniciar o dia e o passeio que conhecer a sua gastronomia – doce -. Fui até à produção do melhor de todos, o bolinhol! Único em Portugal, este doce tradicional, detém o reconhecimento de extrema e refinada qualidade. A suave cobertura branca de açúcar sobre a massa, similar ao pão-de-ló, mas levemente húmida, confere-lhe um sabor inigualável. Uma maravilha!

Estância termal

Conhecida como cidade estância termal, mantém no centro, na Praça da República, e onde terão sido encontrados os primeiros vestígios das antigas termas romanas, a – Bica Quente -. Um monumento que carrega em si uma história, viva, de várias centenas de anos, e uma bonita lenda, “Vizela estância termal de água quente tem uma bica quem lá for molhar o dedo sempre dentro dela fica” (prisioneiro à cidade). Molhei o dedo, agora vamos ver …

Mas também fui conhecer as termas de Vizela. O edifício, os serviços. Um bonito e completo convite ao tratamento e ao bem-estar. Longe vai o tempo em que era preciso estar doente para se fazer termas. Hoje, há um conjunto de serviços disponíveis que proporcionam e adicionam o bem a todos, independentemente da idade e do estado de saúde. Ali é assim.

Muito próximo e junto ao rio Vizela, localiza-se o Parque das Termas de Vizela. Um parque-jardim idealizado nos mesmos moldes que os parques ingleses. De 1886 foi construído com o objetivo de proporcionar aos aquistas (indivíduos das termas) um local onde pudessem passear e respirar ar puro. Andei por lá. É um jardim botânico carregado de paz e cores de esperança (verdes!). O melhor e mais natural cartão de visita da cidade.

Museu dos Bombeiros

Ainda a circular a pé, visitei o Museu da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV). Um espaço com alguns veículos históricos da corporação e com muita história. São vários conteúdos e várias peças a levar-nos numa emocionante viagem destes Homens com uma missão incrível!

Caves Casalinho

A cerca de 10 minutos de carro da cidade ficam as Caves Casalinho. Uma forte e antiga marca de vinhos do concelho. Conhecer a produção, e alguns dos seus sabores, foi a melhor forma de me despedir. Dizem os entendidos que se bebidos com moderação, só fazem bem ao coração. E eu acredito neles!

Deixe um comentário