Visitar a Quinta das Carvalhas é conhecer uma das principais propriedades daquela que é a mais antiga e emblemática empresa de vinhos em Portugal. A Real Companhia Velha! São mais de 260 anos de actividade ao serviço do Vinho do Porto. Respeito. Respeito pelo Vinho e pelas Pessoas.

Localizada na encosta da margem esquerda do Rio Douro, e de frente para o Pinhão, a propriedade é caracterizada pela sua grandiosidade e posicionamento privilegiado. São cerca de 600 hectares com 120 hectares de vinha intercalados por florestas, matos e olivais centenários. A localização proporciona deslumbrantes vistas, miradouros sem fim. Vários motivos para parar e fotografar. Uma estrada panorâmica atravessa a quinta. É o acesso privado ao cume da montanha, e onde se localiza a famosa, e singular, Casa Redonda.

A visita

Fui até lá, numa das suas visitas mais espetaculares, e procuradas. Que time off! Uma caminhada, um percurso pedestre, entre maravilhosas e encantadoras vinhas em encosta. As verdadeiras vinhas do DOURO.

A visita, acompanhada pelo Engenheiro Agrónomo Responsável, Álvaro Martinho Lopes, foi uma interessante e emocionante viagem sobre o terroir, a cultura das vinhas, e também uma peculiar forma de expressão e analogia entre vinhas, castas e pessoas. O Homem. E mais. Há paragens estratégicas no percurso para falar sobre fauna e flora, sobre o terreno. Há emoção na partilha da informação, e há uma paixão avassaladora pelo Douro, e pela quinta, que nos faz prender a atenção e querer que a visita não termine. Mas termina…

Engenheiro Agrónomo de formação, é também músico nas horas vagas (muito poucas). Portanto, muitas das vezes leva-a, a música, consigo para ”fechar” as visitas que acompanha. Uma combinação perfeita, um final brilhante e uma despedida de luxo na companhia dos melhores vinhos Carvalhas. Um brinde à vida!

Deixe um comentário