Em Oliveira do Bairro decidi visitar dois espaços destinados a perpetuar o património cultural do concelho, e da região. Fui até ao Museu de Etnomúsica e ao Museu do Rádio, a Radiolândia. Um time off a recuar ao passado e a enquadrar o presente, que se quer vivo no futuro. Lindo!

Museu de Etnomúsica

Inaugurado em 2005, na localidade do Troviscal, num moderno edifício, junto à estrada nacional, é um convite ao conhecimento musical popular, construído e vivido ao longo de gerações por toda a região da Bairrada.

Lá dentro, e na exposição permanente, um número significativo de Associações – Bandas Filarmónicas, Grupos de Cantares, Ranchos Folclóricos, Grupos Típicos, Bandas de Música, …- representadas através de um instrumento, documento, ou farda. Juntamente com estes elementos, a história de vida, os objetivos e as atividades no âmbito da Música Popular. Uma verdadeira, e rica, viagem à cultura musical da região.

O museu está também dotado de: i) um espaço destinado a exposições temporárias; ii) uma Oficina de Restauro, Limpeza e Tratamento de Peças; e iii) um Centro de Investigação Documental e Zona de Reservas. Assim se vai perpetuando uma história de música etnográfica regional. E vai muito bem!

Museu do Rádio, a Radiolândia

Em 2017, em Bustos, surge um espaço criado para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial dedicado à rádio. A Radiolândia! O nome da antiga loja de comércio de rádios, que contribuiu para o desenvolvimento da vila e faz parte da história do concelho. Que justa homenagem.

No interior, a força e a vida do museu assentam na riquíssima coleção privada de Manuel Silva. Natural de Bustos, e o proprietário da Radiolândia, conseguiu reunir alguns dos rádios mais raros e importantes do séc. XX. Estão lá, em exposição. No entanto, há também aparelhos de diversas proveniências e doadores. Peças singulares. Autênticas peças de arte. Foi assim que as vi. É todo um espólio único, reconhecido internacionalmente.

Para além da moderna área expositiva, o espaço integra uma zona de reservas museológicas, visitei-as, e áreas técnicas. É ir até lá, e é deixar o rádio ligado …

Deixe um comentário