Conhecer o que um concelho tem para oferecer do ponto de vista turístico, envolve tempo! São monumentos, são sítios, são histórias, são pessoas, são artes e ofícios, são saberes, são sabores (gastronomia),…, e é também isso tudo junto. Em cada time off agradeço o que vi, o que aprendi, mas também tenho consciência que muito ficou por ver. Fico com a sensação que tenho que voltar. É necessário, é importante, e é justo. No entanto, há quase sempre, espaços que conseguem concentrar e sintetizar tudo isso, ou grande parte, num só. Os espaços museológicos, os museus! Benditos.

Em Vila Nova de Paiva, visitei dois deles, o Museu de Arqueologia do Alto Paiva, no centro da vila, e o Museu Rural de Pendilhe, freguesia de Pendilhe:

Museu de Arqueologia do Alto Paiva

O tempo é o elemento chave do discurso museográfico. A história do território abrangido pela bacia do Rio Paiva é contada através da linha imaginária do tempo. Desde as origens mais longínquas até aos tempos modernos.

Há toda uma viagem a realizar por um conjunto de peças expostas, suportadas por conteúdos que as caraterizam. Algumas delas originais, outras réplicas. Destaque para as ilustrações, magnificas, quase reais. O museu é um excelente convite a percorrer milhares de anos de história de um território, mas é também o melhor ponto de partida antes de se ir para o terreno. Sim, dali, fica uma vontade gigante de ir e explorar …

Museu Rural de Pendilhe

Inserido no coração da freguesia, numa grande eira, e com um bonito e espetacular conjunto de canastros à sua volta, assim se ergue o museu. Já anunciava um pouco o que estaria no seu interior, um museu rural!

Lá dentro, um conjunto diversificado de peças. Desde objetos religiosos até utensílios agrícolas, mas também peças de uso diário em casa. Trata-se de uma exposição leve e simples de uma coleção que procura retratar a vivência rural da povoação de Pendilhe até ao século passado. Depois, é sair para as suas ruas e ruelas e explorar, vivenciar um pouco do que ainda guarda desse tempo …

Deixe um comentário