1. Urjal, Amares

Chego, estaciono, e percebo que o centro da aldeia, de Urjal, era ali. Num pequeno  núcleo de casas. Alguns espigueiros entre habitações rústicas e típicas do Minho, e outras renovadas e adaptadas para turismo rural. Gostam, e querem receber! Cruzo-me com um local, um dos poucos habitantes da localidade, onde hoje vivem 20 pessoas. Informou ele. Informou e partilhou: ” Visite os moinhos de água, beba água da fonte, é fresca é saudável, … temos percursos pedestres, e temos uma paz única.” Os olhos brilhavam-lhe a falar da aldeia.

mais em Urjal – a aldeia típica e autêntica de Amares!

2. Moimenta, Cabeceiras de Basto

Mais à frente, a ponte antiga sobre o rio Moimenta, Imóvel de Interesse Público, e mais uma razão para parar. Parar e fotografar! Afinal é uma obra da Idade Média. Subo por uma estrada bem acentuada e estreita, não será o principal acesso, mas em poucos minutos estava no centro da aldeia. Estaciono e circulo a pé. Um aglomerado significativo de casas espalhadas, e uma povoação que teria sido numerosa no passado. A escola primária, hoje claramente inativa, é uma prova disso. A aldeia fica num vale da Serra da Cabreira, e está rodeada por socalcos, preenchidos por vinha.

mais em Moimenta, Cabeceiras de Basto – Património Natural!

3. Busteliberne, Cabeceiras de Basto

Não me cruzei com um veículo. A povoação terá crescido a partir de um conjunto de tradicionais abrigos de pastores. Sim, ali a pastorícia foi, e ainda é, a atividade que ‘alimenta’ aquelas gentes. Hoje, vivem ali (permanentes) pouco mais de uma dúzia de pessoas. Encontrei duas. Parei, falei com elas, enquanto circulava a pé pelas ruas inclinadas. A aldeia está assente numa encosta acentuada, o que lhe permite uma vista privilegiada sobre o que a rodeia. Lameiros bem verdes. Muitos!

mais em Busteliberne, Cabeceiras de Basto – a aldeia serrana!

4. Mós, Fafe

Inserida entre várias serras, Cabreira, Marão, Amarela e Gerês, e no alto de um cume é uma espécie de miradouro secreto. Sim, é preciso estar bem atento para conseguir chegar até lá, e além disso é necessário fazer um traçado de estrada sinuoso. Uma verdadeira aventura! Não fosse por ali, na freguesia de Aboim, que passa o popular e exigente rally de Portugal.

Mas cheguei. Estacionei o carro, e percorri a aldeia a pé.

mais em Mós, Fafe – respirar ar puro …

5. Pontido, Fafe

Inserida num ponto inferior, num vale quase selvagem e com o rio Vizela a atravessá-la ao meio, é um pequeno e singular paraíso. E eu até já conheço alguns (risos). Percebi isso logo que cheguei. Um enquadramento fresco, verde, calmo. Uma aldeia isolada e ‘escondida’. Ali, a vista é fantástica, mas curta. A vegetação está por todo o lado, é densa. Mistura-se pelas rochas que compõem as margens do rio Vizela, algumas delas gigantes. E são também elas as bases das fabulosas cascatas de água que dão um som intenso naquele silêncio imenso.

mais em Pontido, Fafe – voltou a viver para receber!

6. Cutelo, Terras de Bouro

Um casario em granito, típico, que onde a onde já revela manutenção. Casas arranjadas e recuperadas a intercalarem-se com cortes de gado, eiras, espigueiros vários. Fotografei-os. São identidades da região, como o são o gado bovino, que pastava nos lameiros e depois recolhia livremente às cortes. O mundo rural vivo e puro. Vi-o. Falei com uma local, uma senhora simpática, de sorriso fácil, que encontrei junto à Capela, a Capela de São Domingos do Cutelo. Estava nas suas lides diárias. Conheceu Cutelo muito diferente daquilo que é hoje, mas mesmo assim quis ficar. Água de nascente pelas ruas e ruelas, tanques de água. Água em abundância, transparente, fresca.

mais em Cutelo – a aldeia serrana de Terras de Bouro

7. Agra, Vieira do Minho

Um aglomerado de casas arranjadas em granito, na sua maioria habitadas por locais, mas algumas delas preparadas para receber. Arranjadas, bonitas. Há alojamento, há um restaurante e há a possibilidade de fazer atividades em contacto com a natureza: pesca, caça, caminhadas e passeios a cavalo. São feitas por quem sabe, por gentes da terra. A cavalo, e bem acompanhada, andamos pelas ruas e ruelas calcetadas, algumas delas bem acentuadas. Paramos no largo principal para visitar a Igreja Paroquial de São Lourenço. Foram, e são, gentes de fé. São vários os apontamentos religiosos pelas ruas – alminhas e cruzeiros -. Vi-os.

mais em Agra – a intocável aldeia da Serra da Cabreira!

8. Aboim da Nóbrega, Vila Verde

Uma povoação espalhada, um aglomerado granítico significativo. E uma paisagem única, marcada por um verde fresco e montes. Aboim é grande e está vivo. Tem um conjunto de coletividades variado. A banda da música, o folclore, os escuteiros e a Associação Cultural, Recreativa e Musical de Aboim da Nóbrega (o Lar). O qual visitei no âmbito da sua mostra de Lenços dos Namorados. Uma arte típica e delicada da região que terá tido a sua origem por aqui. Depois, e para me despedir, aventurei-me até ao fojo do lobo. Distante da povoação, mantém-se ainda no terreno e nas suas memórias.

mais em Aboim da Nóbrega – a aldeia bonita de Vila Verde!

9. Mixões da Serra

Chegar lá, foi fazer todo um percurso, de vários Kms, em contacto direto com a natureza. Pura e agreste. Serra e verde fresco. Podendo encontra-se, do nada, gado bovino a pastar livremente. Encontrei-os. E foi precisamente o gado a origem do santuário. Igreja e escadaria  com a Imagem de Santo António. O centro! A sua história remonta ao séc. XVII, altura em que uma peste vitimou grande parte do gado da aldeia. Altura em que os locais prometeram a Santo António a construção de um templo em sua honra, se livrasse os animais da peste. Cumprida, o povo construiu uma capela no alto da serra. Mais tarde, substituída pela Igreja que vemos hoje.

mais em Mixões da Serra – a aldeia protegida e genuína do Gerês

10. Soajo, Arcos de Valdevez

Chego a Soajo e começo a ver que se estende numa área significativa. Circulo pelas ruas arranjadas e maioritariamente preenchidas de pedra irregular. Ali, o granito é rei! E há ainda muita vida, locais na rua e casas habitadas. No centro um pelourinho único no seu género e um dos mais enigmáticos exemplares do seu tipo. Uma também notória e merecida homenagem ao cão sabujo. Popular e acarinhado pelas gentes locais foi doado a vários reis nos séculos da monarquia. Em troca Soajo beneficiou de importantes e notáveis privilégios.

mais em Soajo – valor e identidade do Alto Minho

11. Castro Laboreiro, Melgaço

Em plena serra da Peneda é todo um enquadramento de montanha até ao ‘limite’. Até à fronteira com a vizinha Espanha. Cheguei, e comecei por conhecer um pouco da sua história no Núcleo Museológico. Um espaço criado para preservar e partilhar a cultura local, que agrega uma casa típica castreja. Depois, segui e fui explorar o património, com destaque para: i) o castelo, Monumento Nacional; ii) a Igreja Matriz, Imóvel de Interesse Público; iii) o pelourinho, Imóvel de Interesse Público; e iv) a ponte de Varziela, Imóvel de Interesse Público.

mais em Castro Laboreiro – uma tradição única no mundo!

12. Lindoso, Ponte da Barca

Chego à freguesia, ao lugar de Lindoso, e dirijo-me de acordo com a sinalização. Sigo até aos principais motivos de atração turística (e não só) de Lindoso, o – castelo medieval e os espigueiros -. E rapidamente percebo que os dois estão muito próximos, poucos metros os separam. Visitar um, é visitar o outro. Quase (risos)!

Iniciei pelo castelo, monumento erguido de raiz com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira. E lá de cima, das muralhas, vê-se muito bem a sua posição sobranceira sobre a vizinha Espanha. Andei por lá, circulei-o e fotografei-o, como faço sempre.

mais em Lindo Time Off no Lindoso – Castelo e Espigueiros

13. Burgo, Felgueiras

Depois, fui ao aglomerado de Burgo, à rua principal e velha estrada romana, a – Rua do Burgo -. Encontrei dois locais, falei com eles. Falaram-me da aldeia, falaram-me do parque de campismo, do alojamento. Gostam de receber! Um conjunto de habitações que envolve várias épocas, várias construções, várias cores, … Em comum, o granito e a paisagem envolvente. Natureza! No final da rua, o antigo Seminário de Santa Terezinha, um monumento gigante e imponente. Em estado de abandono, terá tido um impacto significativo na vida, nas terras e nas gentes da aldeia. Mais à frente, o Mosteiro de Pombeiro, o Monumento, e o motivo de mais um time off.

mais em Burgo – Viver o presente a olhar o futuro!

14. Areja, Gondomar

A aldeia, a povoação apresenta-se sob a imagem de uma encosta que nasce junto ao rio Douro e depois vai subindo significativamente. As habitações vão pintando o monte à medida que o subimos até lá em cima. Subi-o e desci-o a pé. Falei com um morador. E percebi que noutros tempos aquele pequeno cais, teve muito movimento. Era usado para comércio e para o transporte de mercadores. Hoje, acostam embarcações de recreio, e uma ou outra de pesca. Estavam lá. Vi algumas. Há ainda marcas daquilo que foi (e é, mesmo em crescente queda) a vida de Areja. Atividades agrícolas e piscatórias.

mais em  Areja – a aldeia de rara beleza!

15. Tongobriga, Marco de Canaveses

Cheguei, e percebi que a dimensão seria de muitos hectares. Há vários vestígios visíveis dispersos pela aldeia, uns em áreas menores outros bem maiores. Todos eles ‘protegidos’. Património! As termas, o fórum, as zonas habitacionais e a necrópole. Estão lá para contar a história, que pode (e deve!) complementar com a visita ao museu. Logo ali. São também notórias obras de recuperação e conservação da aldeia. Querem receber. As casas, tradicionais, estão arranjadas e vivas. As ruas limpas, o Cruzeiro e o adro da Igreja do Freixo, no cimo da Rua, indicaram-me o centro da aldeia. Era ali que devia parar.

mais em Tongóbriga – cidade romana, aldeia preservada, e Monumento Nacional!

16. Castromil, Paredes

A visita, guiada, iniciou pelo Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas. Uma antiga escola primária mandada construir por uma família local (abastada) que queria que os seus filhos aprendessem ali. Um benefício que se estendeu à população. Hoje, continua um espaço de conhecimento. Partilha de forma científica e pedagógica o Património Cultural (geomineiro e arqueológico) do concelho. Até chegar lá, circulei a pé pela aldeia, ainda com marcas claras da sua ruralidade. As atividades agrícolas são ainda a vida daqueles terrenos e lameiros.

mais em Castromil – a aldeia de ouro!

17. Quintandona, Penafiel

Cheguei e percebo que a arquitetura das habitações é uma das principais marcas da aldeia. O xisto é rei! No entanto, há também muita lousa, e algum granito à ‘mistura’ nas várias construções. Um ambiente único e acolhedor onde circulei a pé. Fotografei, parei e percebi que ali há Vida local, e há turismo. Estão prontos para receber, e bem, há motivos para ir até lá. Vários canastros recuperados (espigueiros), uma capela com mais de 200 anos, o antigo cruzeiro, os lavadouros tradicionais com marcas frescas de uso. E um espaço próprio para receber, o Centro Interpretativo da Aldeia de Quintandona.

mais em Quintandona – o charme de uma aldeia de xisto

18. Cabroelo, Penafiel

Depois, subi e segui até ao povoado. Várias ‘entradas’, vários acessos para a aldeia. Várias ruas e ruelas a cruzarem-se umas nas outras a atravessar Cabroelo de diferentes formas. E o carro a circular devagar, muito devagar. Tudo estreito, muito estreito! Tanto, que decidi circular a pé. Casas tradicionais, casas mais modernas, fachadas longas e antigas para a rua, alpendres, espigueiros, eiras, tanques comunitários e vários sinais de Vida até à Capela de São Mateus. De lá, uma vista desafogada e privilegiada, e os sons da natureza intocável e Viva. Uma despedida saudável e feliz!

mais em Cabroelo, Penafiel – Aldeia Preservada

19. Couce, Valongo

Chego à aldeia e percebo facilmente que uma só rua atravessa Couce, e Couce é aquela rua. Pedra irregular em tons terras preenche o pavimento e as casas, as cortes para o gado. Algumas eiras, alguns palheiros, tudo ali concentrado em poucos metros quadrados. Conta a história que ali terão vivido romanos e esta sobreposição das casas era uma forma de se protegerem e defenderem. Viviam próximos, unidos para combaterem o isolamento. Cruzei-me com dois locais e alguns  animais, cães, gatos, ovelhas e pombas. Vi a aldeia de várias perspetivas.

mais em Couce – a pequena e remota aldeia!

20. Vilarinho Seco, Boticas

Sabia que iria visitar um pequena povoação, e que iria entrar no mundo rural mais autêntico do ‘nosso Portugal’. Verdade! Cheguei, e percebi que ainda há muita Vida em Vilarinho Seco. Não é vida humana, vivem lá cerca de 60 pessoas, mas é a sua subsistência, a agricultura e a pastorícia que mostram bem que ali há gente. Gente de trabalho! Uma grande manada de vacas barrosãs a dar cor a caminhos e a ruas pitorescas. E eu a fotografar, sempre (risos). Pedra granítica a preencher a vista. E eu, no largo principal, sentada no tanque da aldeia, junto ao cruzeiro e à capela.

mais em Vilarinho Seco, Boticas – Aldeias com história

Deixe um comentário