1. Favaios

E Favaios é pão, e vinho, conforme escrito no Museu localizado no centro da aldeia. Um espaço inteiramente dedicado à história do moscatel, e do pão que gostei de visitar. Fez-se também a visita ao terreno, isto é, entrou-se no espírito e na vida de uma padaria local, onde o mecanismo de produção é ainda tradicional. E eu gosto tanto. A última visita foi destinada à Adega Cooperativa de Favaios, uma marca gigante da região e do país. De lá saem anualmente cerca de 30 milhões de garrafas, 30 milhões!

Já no miradouro de Santa Bárbara, chegou a hora do lanche, do pic-nic, um dos momentos altos do passeio. Com uma vista desafogada e soberba, e na companhia de um fantástico sunset foi hora de sentar, relaxar e desfrutar…

mais em Favaios – Capital do Moscatel & Aldeia Vinhateira

2. Casal de Loivos

Casal de Loivos é uma localidade do concelho de Alijó. Situada numa encosta sobranceira ao rio Douro e conta com uma das melhores vistas do mundo. Podia ser segundo a minha opinião, mas não é (risos), foi mesmo segundo os especialistas, a BBC London. A vista é apreciada de um miradouro que se expõe de braços abertos sobre a vila do Pinhão. Sobre o rio Douro, e sobre a região.

Num time off de fim de tarde, resolvi ir até lá, até ao miradouro de Casal de Loivos, já o conhecia de outras alturas do ano, da fase da florestação, do verde intenso em vários tons, e da densidade de cor a preencher as vinhas, e as vistas! Talvez a mais bonita e mais viva altura do ano, a fase do crescimento!

mais em Alijó, Casal de Loivos – esperei e desesperei

3. Quinta das Carvalhas

Localizada na encosta da margem esquerda do Rio Douro, e de frente para o Pinhão, a propriedade é caracterizada pela sua grandiosidade e posicionamento privilegiado. São cerca de 600 hectares com 120 hectares de vinha intercalados por florestas, matos e olivais centenários. A localização proporciona deslumbrantes vistas, miradouros sem fim. Vários motivos para parar e fotografar. Uma estrada panorâmica atravessa a quinta. É o acesso privado ao cume da montanha, e onde se localiza a famosa, e singular, Casa Redonda.

mais em Quinta das Carvalhas, o Douro – interessante e emocionante visita!

4. Quinta do Bonfim

O momento alto da visita foi marcado pela entrada no antigo armazém de envelhecimento, um espaço  onde quis ficar, mas ficar mesmo! Gostei daquele aroma forte e intenso que senti antes mesmo de entrar. Gostei de toda a arquitetura do edifício, das cores, das inúmeras traves em madeira forte a segurar um telhado carregado de anos, de muito peso e história. E muita história devem também guardar os vários tonéis que preenchem o armazém e onde se inicia o processo de envelhecimento do vinho produzido em cada vindima.

O aroma fez-me querer ficar por lá, mas também me acelerou a vontade de ir até à sala de provas, onde bebi vinhos produzidos pela família, e desfrutei da deslumbrante vista sobre o rio Douro, sobre a ponte metálica, e todo o cenário criado pelas vinhas de encosta. Uma forma feliz de terminar a visita.

mais em Alto Douro Vinhateiro – visita à propriedade, visita à produção

Deixe um comentário