1. Amarante – a cidade de São Gonçalo!

A igreja de São Gonçalo, o convento de São Gonçalo e a ponte de São Gonçalo. E foi nestes três pontos, espaços, que usufrui de mais um time off.
Iniciei pelo convento, que hoje é, são vários departamentos e serviços afetos ao município. Entre eles, o mais grandioso, o – Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso -. Parei, entrei, visitei e com muita pena minha não fotografei. Faço por cumprir regras (risos)! É de facto um espaço único de partilha de cultura, de arte e de valor. Inspira-nos. A mim inspirou-me. Saí, e vim passear junto ao rio, junto à ponte.

mais em Amarante – a cidade de São Gonçalo!

2. Lugar da Rua, um cantinho do Marão!

Lugar de Rua é um aglomerado de habitações e construções agrícolas. É o mundo rural no seu estado mais puro. É a Serra a abraçar e proteger todo aquele vale, e é a mãe Natureza em tudo. Quase tudo.

Chego, e percebo pelo brasão na antiga Casa da Câmera que, em tempos idos, ali, houve poder. Foi sede de concelho. A escola primária (atualmente fechada) também era ali. O centro da aldeia, do lugar, é uma rua. A rua que nos leva até ao rio Ovelha, à sua magnífica travessia, e uma das suas principais atrações, a Ponte Românica de Fundo de Rua!

mais em Lugar da Rua, um cantinho do Marão!

3. Espaços de culto, Igreja de São Pedro e Igreja de São Domingos

Entro, e entro numa outra dimensão. Que luz, que cores! O branco intenso mate e o água marinha a encher um teto trabalhado e também parte das paredes laterais fizeram-me viajar, mesmo estando parada. E ainda não tinha entrado na sacristia.

Uma outra igreja! Com uma arquitetura quase circular (no interior) e de dimensão muito reduzida não deixa de ser gigante na sua riqueza e força. Revestida a talha dourada ‘forçou-me’ a sentar e ficar. Mas mesmo ao lado, e ainda no mesmo espaço, havia mais para ver. O Museu de Arte Sacra!

mais em Respeito, Time off em espaços de culto

4. Rota do Românico, Lufrei e Gondar

Quis, e fui, conhecer a rota do românico, uma rota turístico-cultural composta por mais de 50 monumentos de estilo românico. Todos na região do Tâmega e Sousa. Não, não os fui conhecer a todos. Mas num time off de um dia, na região do Tâmega e no concelho de Amarante fiz questão de conhecer dois monumentos da rota, a – Igreja do Salvador de Lufrei – e a – Igreja de Santa Maria de Gondar -, nas localidades de Lufrei e Gondar respetivamente.

mais em Rota do Românico, Lufrei e Gondar

Deixe um comentário