1. Praia Fluvial do Paraíso

Caminhei ao longo da margem do rio, ouvi o canto dos pássaros e ouvi – o correr das águas – do rio Águeda. Maravilhosas cores. Maravilhosos sons. Que luz! O espaço apresenta uma casa de madeira com casas de banho e outros serviços de apoio, bem como mesas para piquenique. É de facto um paraíso. Paz e tranquilidade inigualáveis. Há que voltar para passar o dia, há que trazer merenda para o piquenique, e há que desfrutar do ‘nosso Portugal’ mais natural e menos conhecido…

mais em PRAIA FLUVIAL DO PARAÍSO – SERRA DO CARAMULO!

2. Museu do Caramulo

O museu, fácil de identificar, é um imponente e destino edifício. É propriedade da Fundação Abel e João de Lacerda, e é a concentração clara das paixões dos dois irmãos – arte e automóveis – respetivamente. A coleção de arte apresenta mais de 500 peças, numa viagem desde o Antigo Egipto até Pablo Picasso e Salvador Dalí. Espetacular. A coleção de automóveis, motos e bicicletas reúne mais de 100 peças ao longo de 140 anos de história. Mas há mais, há também uma coleção de brinquedos antigos com cerca de 3.000 peças a ‘tocar’ a infância de qualquer um dos visitantes. Há cultura, há arte, e há muita história no interior da serra …

mais em MUSEU DO CARAMULO – HÁ CULTURA E HÁ ARTE NO INTERIOR DA SERRA!

3. Molelos, Olaria

Fui até à Olaria Moderna, do senhor António. Alguém que faz deste trabalho a sua vida a tempo inteiro há cerca de 30 anos. Começou esta arte com 14 anos de idade, ensinado por um tio. Hoje vende muito, principalmente para a restauração. Chega a negar encomendas, pois não consegue responder à procura. ”Este trabalho é bonito, mas muito exigente, consome um tempo incalculável nos acabamentos. As pessoas não têm noção do que é bromir (polir) cada peça com reduzidas pedras de seixo. É aí que nos distinguimos e damos brilho ao produto.”

mais em MOLELOS E A LOUÇA PRETA – VISITA À ORIGEM!

4. Museu Terras de Besteiros

O Homem é o coração do museu. Foi a ação humana que moldou e transformou a região. E é sobre esta premissa e nesta base que está disposta a exposição ao longo das várias salas. Primeiro, inicia por enquadrar Tondela no tempo longínquo: i) a evolução do Homem no concelho; ii) a história dos seus sítios arqueológicos, como a Arquinha da Moura e Molelinhos; e iii) a evolução dos antigos municípios nas várias épocas. Depois, aproxima-se no tempo e percorre a história do séc. XIX e XX, abordando o: i) desenvolvimento Pré-Industrial; ii) a chegada do Caminho de Ferro; e iii) o desenvolvimento do Caramulo e o aparecimento dos Sanatórios.

mais em MUSEU TERRAS DE BESTEIROS – UMA HISTÓRIA NAS MÃOS DO HOMEM!

5. Cabeço da Neve, Miradouro

Chegar ao miradouro é chegar ao destino, mas é também não poder continuar… Trata-se de uma estrada sem continuidade. É ali, num pequeno largo, que uma concentração de penedos gigantes cercados por um varandim em ferro, marcado pelos anos, nos ‘leva’ a uma vista única. Infinita. Linda. Estava nublado, não consegui ver a Serra da Estrela, mas vi muito. Há ali uma reunião rica e feliz de fauna e flora. Vi carvalhos, castanheiros, pinheiros, azevinhos, cedros, carqueja, urze, eucaliptos, acácias, loureiros, camomilas, salgueiros, alecrim,… Vi montes e vales a sobreporem-se. Vi povoações a preencher o cenário com vida humana.

mais em MIRADOURO DO CABEÇO DA NEVE – OLÁ NATUREZA!

Deixe um comentário