1. A vila

O estatuto de Vila tem oito séculos, mas os registos de vida humana remontam à pré-história. Tive que fazer um time off por lá, tive que parar junto à – Porca de Murça – e tive que a fotografar. A Porca é o monumento mais popular do município. Exposta no centro da vila através de uma escultura de grandes dimensões, dá as boas-vindas a quem chega. Agora! Pois, conta a lenda, que noutros tempos a vila foi assolada por ursos e javalis, e entre eles, uma porca, e o verdadeiro terror da região! Depois de morta, um feito histórico, decidiram construir-lhe um monumento.

mais em MURÇA, ANTIIIIIIIIGA VILA DE PORTUGAL

2. Miradouro de São Domingos

À volta um denso e maduro pinhal a dar frescura e cor ao recinto, mas a não deixar perceber, e ver, onde seria o miradouro, o verdadeiro! Estaria eu a ver miradouros em todo o lado (risos)? O que procurava ficava ainda a alguns metros dali, num trilho em terra batida que só vi ao despedir-me, já ‘longe’. “Tão longe, e tão perto!”, pensei…

mais em MIRADOURO DE SÃO DOMINGOS – TÃO LONGE, E TÃO PERTO!

3. Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça

Visitei as várias áreas afetas a cada fase do processo, visitei e fotografei, tudo na companhia de um aroma que não me fazia esquecer onde estava. Um aroma único, de um produto único, 100% natural e saudável, e não sou só eu que o digo. Está exposto, para toda a gente ver, um conjunto alargado de prémios e reconhecimentos, nacionais e internacionais, atribuídos por quem percebe. Pelos especialistas! Foi uma animada e interessante visita à produção de azeite. Uma actividade e uma riqueza cultural com larga tradição. Viva a oliveira, Viva o olival e Viva o azeite que se produz no ‘nosso Portugal’!

mais em TIME OFF COM TRADIÇÃO – VISITA À PRODUÇÃO DE AZEITE

4. Castro de Palheiros

Da vila, de Murça, até Palheiros são pouco mais de 8 km. E da localidade ao castro são cerca de 10 minutos de carro, feitos numa estrada em boas condições, mas estreita e muito isoladaaaa. Sim, viajar por ali, é ver natureza (muita!), é ver o castro e o seu Centro Intrepretativo. Foi! Ainda longe, e a muitas centenas de metros comecei a ver o que procurava, uma imagem que se foi ampliando à medida que me fui aproximando. Era o castro e era o Centro Intrepretativo! Mas …

mais em VIAGEM ATÉ AO CASTRO DE PALHEIROS, VIAGEM À DESCOBERTA

Deixe um comentário