1. Tresminas

Cheguei e adorei! É uma visão muito próxima, segura e feliz sobre uma mina a céu aberto, são várias dezenas de metros que se vão ‘afunilando’ num enquadramento rochoso e de floresta colorido ao natural. O que tem de encantador, pode ter de assustador. Sim, visto de perto assusta. Valentes os Romanos! Depois, fui (fomos) até junto de uma outra cratera, aquela que inicialmente parecia longe, muito longe. Mais um trilho, mais uma caminhada compensadora na história e na vista.

mais em TRESMINAS, SERRA DA PADRELA – VIAGEM E AVENTURA À EXPLORAÇÃO DO OURO

2. Castelo de Aguiar da Pena

É um castelo apoiado numa gigantesca fraga granítica, inserido num ponto elevado, e fácil de identificar a vários kms. A acessibilidade mantém-se exatamente a mesma. Consegue-se levar o carro até muito perto e o caminho térreo até ao Castelo está bem identificado. Além de curto, uns 10 minutos a pé, é um percurso feliz e de harmonia com a natureza e as suas cores. Ao longo do percurso também me cruzei com várias fragas, das mais diversas formas e nas mais curiosas posições. Fragas que se conjugam muito bem com o Castelo que se vai vendo ficar cada vez mais próximo.

mais em TERRAS DE AGUIAR – NO CASTELO A VER TUDO

3. Barragem da Falperra

A barragem da falperra é um entre muitos locais que guardo desde a minha infância. Gostava quando parávamos lá. Não porque passasse lá dias inteiros, nem pouco mais ou menos. Parava uma a duas vezes por ano (numa tarde de domingo). No entanto, esse ‘tempinho’ tinha um sabor mágico! Era muitas vezes acompanhado pelo avô materno que permitia que se comecem os melhores gelados e beber os sumos mais proibidos. Havia gente por todo lado, uns estavam sentados nas rochas, outros faziam caminhadas, outros partilhavam grandes piqueniques.

mais em VILA POUCA, BARRAGEM DA FALPERRA

4. Pedras Salgadas

É uma vila pequena (muito pequena mesmo), mas tem uma envolvente feliz, muito – peace & quiet, peace & love -, onde não há barulho, ruídos, onde se pode passear e respirar ar puro, quase não há gente (mas há vida, há natureza), pode-se parar para beber um copo de água termal (às vezes dois, risos)! Sim, as Pedras Salgadas são uma estância termal com indicações terapêuticas a vários níveis, e isso também torna a vila especial, acolhedora e wellness.

mais em PEDRAS SALGADAS – TERAPIA NATURAL NUMA VILA TERMAL

Deixe um comentário