1. Castelo de Lamego

Visitei mais um castelo, fui em time off até à cidade de Lamego, e subi lá em cima, subi ao castelo. Um exercício que gosto sempre, subir às alturas. Estacionei o carro no centro da cidade, e fui caminhando em direção ao castelo. Muito bem sinalizado em vários pontos da cidade. Ainda antes de chegar percebi que estaria a caminhar no centro histórico. Ruas estreitas e limpas, mas carregadas de significados e anos. Sim, muitos anos de vida teriam todas aquelas casas, aquelas quelhas.

mais em Entrada a norte no Castelo de Lamego

2. Lazarim

Lazarim é uma localidade do concelho de Lamego e próxima da vila de Tarouca. Conhecida por celebrar o entrudo mais genuíno e tradicional de Portugal. Tem, aberto ao público durante todo o ano um Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, o CIMI. Lá dentro, o entrudo permanece sempre Vivo. Foi lá que passei um time off carregado de cores e tradições.

mais em Partilha e interpretação do Entrudo, Lazarim

3. Ferreirim

Fachada do Convento ou da Igreja, é linda. E guarda lá dentro um conjunto riquíssimo de quadros respeitantes à pintura portuguesa, e aos “Mestres de Ferreirim”. Fiz questão de parar, admirar e  fotografar. Depois, depois desci para visitar a igreja. E o time off finalizou a circular no espaço exterior traseiro, onde já não há ‘convento’, nem ruínas, mas permanece ainda forte e viva uma torre que terá sido a origem de todo o edificado.

mais em Time Off no Convento, Ferreirim

4. Nossa Senhora dos Remédios

Do alto do monte de Santo Estevão o santuário une-se à cidade, à sua avenida principal. Através de uma longaaaaaa e encantadora escadaria, que se encaixa num bonito e denso parque florestal. E o time off foi por lá, a subir e descer escadas, muitas escadas. A devoção popular inicial foi a Santo Estevão. Mas com o tempo foi substituída pela devoção à Virgem a quem recorriam em busca de alívio para doenças. Portanto, a designação – Nossa Senhora dos Remédios -.

mais em Lamego – Subidaaaaaaa e Descida aos Remédios!

5. Capela de São Pedro de Balsemão

Depois foi visitar o que me fez ir até ali, a capela. É um espaço reduzido, tal como aparenta por fora. Mas lá dentro, o tamanho, a dimensão não interessa, pois há singulares exemplares do séc. X, raros em território português. São vários elementos e técnicas construtivas em pedra que agregam várias épocas da antiguidade. E significados. Há ali, muito significado! Temas da religião, …

mais em Religião, e não só, junto às margens do Balsemão!

Deixe um comentário