Hoje, dia 8 de dezembro, celebra-se, na Igreja Católica, a Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição. Dia, que foi durante muitos anos celebrado, também, como o Dia da Mãe! O dia, carregado de significado, invoca a vida e a virtude da Virgem Maria…

A fé católica, no seu todo, define a Imaculada Conceição como a concepção da Virgem  Maria sem mancha do pecado, – Jesus, seu filho, foi gerado no seu ventre por estar completamente livre de pecado… -.

A nossa Padroeira

Em 1646, o rei D. João IV, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha, realizou, em Vila Viçosa, uma cerimónia solene.

Deslocou-se até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, e declarou-a padroeira e rainha de Portugal. Desde então, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça. Privilégio reservado unicamente à Imaculada Conceição.

_________________________________________________________

A festa da Imaculada Conceição é festa de guarda! E festa de guarda significa que todos os fiéis católicos devem obrigatoriamente participar na missa, como se fosse um domingo. Festas, e obrigatoriedade à parte, participei na missa, e partilho a oração que nos foi entregue. Bom domingo!

Deixe um comentário