Em Albergaria-a-Velha passei por uma das suas paragens obrigatórias, do ponto de vista religioso e natural. O Santuário de Nossa Senhora do Socorro. A aproximadamente 2 km da cidade é todo um espaço destinado ao culto religioso, mas também ao lazer, ao contacto com a natureza, ar puro. ‘Chama’ ao descanso, ao retiro espiritual. No entanto, a visita foi ‘filtrada’ para o domínio religioso, para a história do templo. O dia estava chuvoso, e muito agreste. Circular no espaço exterior foi sinónimo de pedir socorro.

Situa-se na elevação conhecida como Bico do Monte, a 2 km de Albergaria-a-Velha. A construção do templo data de 1856, e surge em cumprimento de uma promessa feita à Nossa Senhora para acabar com o flagelo da cólera-morbus que assolou na região em 1855. A epidemia levou Albergaria a um estado desolador. Várias dezenas de mortes, muitos doentes e muitas pessoas aflitas com o que se estava a passar. Uns abandonaram o trabalho, outros a casa e a família,… Tudo para se refugiarem em recintos sagrados, exorando remédio, clamando perdão. Gentes de fé, que assistiram ao estranho milagre de dissipação da epidemia e a cura dos doentes…

Hoje, a primitiva ermida, que cumpre com o voto feito, serve de capela-mór à capela do Bico do Monte, ou também capela de Nossa Senhora do Socorro. Mas após este milagre, muitos se sucederam. São muitos os romeiros que ali vêm agradecer a sua celestial proteção. A festividade, ocorre no terceiro domingo de Agosto e dá origem ao feriado municipal, na segunda-feira seguinte. A par da romaria anual, há também celebrações marianas mensais, e há fiéis a registar os seus votos por escrito, … Não li os votos, mas vi onde são recolhidos e concentrados. Uma jarra preenchida, cheia. Fé! Agora, é voltar para conhecer e desfrutar do espaço exterior. Talvez, no verão, para a festa! Adoro romarias…

Deixe um comentário