1. Vila Nova de Paiva

Conhecer o que um concelho tem para oferecer do ponto de vista turístico, envolve tempo! São monumentos, são sítios, são histórias, são pessoas, são artes e ofícios, são saberes, são sabores (gastronomia),…, e é também isso tudo junto. Em cada time off agradeço o que vi, o que aprendi, mas também tenho consciência que muito ficou por ver. Fico com a sensação que tenho que voltar. É necessário, é importante, e é justo. No entanto, há quase sempre, espaços que conseguem concentrar e sintetizar tudo isso, ou grande parte, num só. Os espaços museológicos, os museus! Benditos. E em Vila Nova de Paiva, visitei o MUSEU DE ARQUEOLOGIA DO ALTO PAIVA e o MUSEU RURAL DE PENDILHE.

mais em VILA NOVA DE PAIVA – CONHECER O TERRITÓRIO E A NATUREZA

2. Parque Fluvial do Rio Côvo

O parque apresenta-se a poucos minutos da povoação, junto à estrada principal, a poucos metros. Foi fácil chegar lá. Está em situação inferior, é uma área relativamente plana e ampla. Está pronto a receber, e convida a que se aproximem. A que se caminhe pelo grande espaço verde, a que se atravesse a pequena ponte de pedra. Maravilhosa, e que ajuda a remeter todo o cenário para uma espécie de conto de fadas. Uma ‘espécie’ mundo de brincar. O espelho de água é o rio Côvo, em dois formatos. De um lado da ponte, um tipo lago, depois, um largo e sereno ribeiro camuflado pela densa vegetação. Árvores. E mais uma ponte a ligar as duas margens.

mais em PARQUE FLUVIAL DO RIO CÔVO – UMA ESPÉCIE DE CONTO DE FADAS

3. Fráguas

Fui até Fráguas, a aldeia que foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1895. Banhada pelo Rio Paiva, tem nele, através da Praia Fluvial de Fráguas, um dos principais pontos de interesse turístico. É uma das mais frequentadas praias fluviais da região. E é ali, que há uns anos a esta parte, se tem realizado o – festival da truta -. Um evento anual realizado pelo município em parceria com entidades locais para: i) a manutenção do equilíbrio faunístico; ii) permitir o desenvolvimento da espécie; e iii) sensibilizar para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones.

mais em FRÁGUAS, A ALDEIA – O PARQUE, UM CENÁRIO DE FILME!

4. Parque Botânico Arbutus do Demo

Andei por lá. Senti-me num dos meus, melhores, mundos. A mãe Natureza arranjada e diversificada. Cores e sons saudáveis, e pouca vontade de sair. São vários hectares para explorar. Destaque para as plantas autóctones, o prado de aluvião natural e de um pequeno lago onde as espécies animais ripícolas se associam. Destaque para muitos pequenos grandes detalhes… Já agora, o nome do parque, em terras batizadas pela mão de Aquilino Ribeiro, é também uma clara e justa homenagem a um dos arbustos/ árvores mais populares da região, e do parque. O medronheiro, nome científico Arbutus unedo.

mais em PARQUE BOTÂNICO ARBUTUS DO DEMO – CONHECES ESTE PARAÍSO?

Deixe um comentário