Visitar Estarreja, é também visitar o lugar que viu nascer Egas Moniz (1874-1955). O Professor, o Cientista, o Prémio Nobel da Medicina. Mas também, escritor, empreendedor, político, colecionador e filantropo. Portanto, fiz um time off na Casa Museu Egas Moniz, numa visita à casa personalidade. Que maravilhosa, e emocionante, viagem!

O espaço, aberto ao público desde 1968, é resposta a um desejo do próprio. ”Os Museus por modestos que sejam são centros de educação e regalo espiritual, quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo”.  

Foi a cerca de 7 km da cidade, e na localidade de Avanca, que a encontrei. A Casa! Majestosa, foi o resultado de um projeto de reconstrução, profunda e ambiciosa, do arquitecto Ernesto Korrodi, em 1915. Usada para as suas estadias de lazer, conserva ainda hoje, muito do seu tempo. Das várias dependências, todas visitáveis e encantadoras, destaque para: i) a biblioteca – uma das 21 mais belas Bibliotecas Históricas de Portugal; ii) a sala de jantar – terá sido o espaço onde terá nascido Egas Moniz, na antiga Casa do Marinheiro; iii) a sala científica – uma exposição de objetos referentes às suas descobertas científicas; iv) o escritório – preenchido com móveis e peças do consultório da Rua do Alecrim, em Lisboa; e v) a sala do Prémio Nobel –  entre homenagens, condecorações e medalhas de condecorações, o diploma e medalha de ouro do Prémio Nobel de 1949.

Percorrer cada uma das dependências é aproximarmos-nos, e muito, das diversas e ricas facetas que o Mestre deixou …

 

 

 

 

Deixe um comentário