Estar em time off no concelho de Anadia, é, obrigatoriamente, visitar o Aliança Underground Museum. Tem que ser! É dos espaços museu mais espetaculares do país. E nós temos muitos, e eu também já conheço alguns. Distribuído ao longo das tradicionais, e populares, caves da Aliança Vinhos de Portugal, contempla distintas peças e obras de arte do colecionador José Berardo.

Percorrer o museu, é apreciar cada uma das suas 9 coleções. É ir caminhando e viajando em todo aquele mundo artístico, preenchido de significado(s).

A visita

A coleção de arqueologia assenta num raro conjunto de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, provenientes do continente africano, que apresenta também uma diversificada coleção etnográfica. É a ‘porta de entrada’ do museu. A coleção de minerais, das mais procuradas e admiradas pelos visitantes, é um impressionante e colorido espólio de amostras provenientes sobretudo do Brasil. O património paleontológico conta com mais de 20 milhões de anos. Extraordinário. Há também um acervo significativo de esculturas em pedra do Zimbabué. Obras de arte contemporânea. A coleção de azulejaria, a maior coleção privada do género, abrange exemplares do séc. XVIII até à atualidade. É de destacar a impressionante sala que acolhe a coleção de cerâmica das Caldas. Ajustada às peças raras e originais da cerâmica tradicional portuguesa, de alguns dos melhores ceramistas de sempre. Rafael Bordalo Pinheiro e Manuel Cipriano Gomes. A maior coleção de estanhos no país, e uma das maiores do mundo, do género, está também no museu. Atravessa várias épocas e vários movimentos artísticos. A cultura indiana ‘fecha’ a viagem museológica, com um acervo que ‘toca’ o mito, a sensualidade e a ficção.

Enquanto visitei as coleções também imaginei algumas daquelas salas, preparadas para bem-receber, e para os mais diversos fins (festas, reuniões, momento especiais,…). Brinde-se à arte, com vinhos Aliança! Até breve…

 

 

 

Deixe um comentário