É em Anadia, em plena Curia, que podemos encontrar um dos hotéis históricos mais elegantes e mais vistosos do nosso país. O Curia Palace Hotel, ou Palace Hotel da Curia! Datado dos anos 20, é uma preciosidade da hotelaria portuguesa, em ambiente rural. E eu fui conhecê-lo. Time off  maravilhoso.

Integrado no grupo – Hotéis Alexandre de Almeida -, é resultado de um projeto estudado ao detalhe pelo  seu fundador, Alexandre de Almeida. Um empresário hoteleiro com gosto pelo requinte, pelo luxo, pela qualidade, e que se envolvia em qualquer projeto, com os melhores. Sempre. A par dos investimentos que estava a fazer no Palácio Real do Buçaco, do Metrópole em Lisboa, fez questão de investir na região que o vira nascer. Privilegiada nos vinhos, nas águas termais e nos acessos a Aveiro e Coimbra. Uma obra projetada desde logo para ser o maior e o mais cosmopolita hotel de Portugal. E foi-o! Os ambientes foram pensados e criados para envolver as elites da época. A par da sua grandiosa e distinta arquitetura, foram também um número infinito de festas sociais, eventos desportivos, e animações várias, que o marcaram.

Visita

Chego e deparo-me com uma obra grandiosa. É o Hotel, edifício, e são todos os espaços exteriores. É o jardim, o parque, e a histórica piscina de Arte Nova. Tudo alinhado. Tudo em grande! E é também o que se imagina antes de entrar aquelas portas. As salas, o número de quartos, o restaurante, a receção, os corredores,… Entrar no hotel é iniciar uma viagem ao seu passado. São vários detalhes e peças de festas, de torneios, de iniciativas e de eventos em que o hotel envolveu a alta sociedade, e depois é ainda muito do seu mobiliário, e da sua estrutura. Quase tudo a responder ao original. Intervencionado há alguns anos atrás, fez questão de preservar a sua alma e identidade. Visitá-lo é viver e sentir um pouco da sua história, arranjada e bonita. Viva! São 100 quartos à escolha e é um um conjunto de facilidades, tanto dos quartos como do hotel, à disposição de quem o vista. Gosta de receber. Receber-bem.

 

Deixe um comentário