As Termas da Curia, como o próprio nome diz, localizam-se no coração da Curia, em Anadia. E representam um complexo constituído pelo edifício Termal, um Hotel, e um Parque. São cerca de 14 hectares de área vedada para descobrir. Maravilhas da Região Centro. E eu fui até lá, num time off sobre rodas.

É das mais antigas, e procuradas, estâncias termais do país. Mas passou por várias fases, tendo mesmo estado ao abandono. Depois dos necessários programas de recuperação e investimento, levantou-se e está mais viva que nunca. A estância, aberta todo o ano, têm a particularidade de possuir uma ”buvette”. Um espaço fechado onde se pode beber água da fonte, e onde estão expostos conteúdos síntese com alguns dos seus benefícios, bem como, um pouco da sua história.

Os tratamentos disponíveis destinam-se não só a problemas de saúde, mas também, a programas de bem-estar. ”Já não precisamos de estar doentes para ir às termas!” Os programas de Spa, anti-stress, de emagrecimento, ou relaxamento, são também hoje motivos de atração. Independentemente da razão, podemos (e devemos) estender a visita a dias, a semanas,… O Hotel, integrado na mesma propriedade, dispõe de mais de 100 quartos, e um conjunto de serviços de máximo conforto.

É tudo isso, e é também o Parque. O Parque das Artes! O espaço exterior é um ‘retiro’ saudável e leve de onde não apetece sair. É um pequeno mundo encantado. O lago artificial, as pontes ‘mágicas’, as gaivotas, a gruta, a casa de chá. A vegetação, as árvores, as flores. Andei por lá – a pé, de bicicleta – feliz e contente!

Deixe um comentário