É em Felgueira, na freguesia de Arões, no sopé da serra da Freita que se apresenta esta pequena-grande maravilha – aldeias de Portugal -. Fui até lá, num time off serrano e autêntico.

Uma das melhores formas de se conseguir uma perspetiva superior do núcleo rural de Felgueira, é quando se desce, ou sobe, em direção à serra. É aí, na estrada estreita e acentuada, com curva-contra-curva que se pára, junto à berma, e se desfruta da paisagem, e se começa a ver claramente aquilo que é o destino, o povoado. Um conjunto concentrado de habitações que se expõe em encosta, algumas delas ainda de granito e cobertas de lousa. Mas também se vêem os caminhos empedrados que as ligam e encaminham até aos lameiros, e a socalcos. Desci até lá. Vinha da serra.

Visita

Conhecer Felgueira é circular por lá a pé. Na encruzilhada de caminhos, quelhas, e becos que preenchem o coração da aldeia. Foi lá que senti, e vi, muitos detalhes de uma localidade que ainda mantém vivas algumas das suas identidades. Tradições. Passei por cortes de gado ‘vivas’. Vitela arouquesa e o cabrito da Gralheira, e vestígios frescos na calceta da rua.

Cruzei-me com uma local, a qual me disse que hoje, ali, no centro, vivem permanentes umas 20 pessoas. No entanto, e não há muitos, anos viveram mais de 200. ”Menina, vamos acreditar que isto vai virar. Voltar. Há casas a ser recuperadas, há jovens que agora gostam de vir até cá. Muitos, vêm caminhar…”. Estou com eles! Caminhar no mundo rural. Caminhar na natureza. Caminhar é o que está a dar …

Deixe um comentário