De Vale de Cambra à localidade de Gestoso, onde se ergue um dos mais bonitos santuários de montanha que conheço, são cerca de 20 minutos de carro. Uma viagem calma até ao alto da serra do Arestal. Contexto de montanha. Lindo!

É lá que está implantado o templo religioso, construído entre 1929 e 1935 tal como o conhecemos hoje. Terá evoluído a partir de um pequeno nicho, onde se encontravam as imagens de Nossa Senhora e Santo António. De arquitetura revivalista/neogótica, pintado com um branco cal intenso, e de grandes dimensões, é o monumento, igreja, que sobressai e atrai. Mas é também toda a envolvente ao santuário. Um parque gigante natural, e arranjado. Um ambiente florestal aprazível. Árvores frondosas e longas avenidas. Estamos em pleno Vale de Cambra, no Vale Mágico. Portanto o convite espiritual estende-se à caminhada. Há dois percursos pedestres a passar ali. O PR5, aldeias do Arestal e o PR2, à N. Sra. da Saúde por caminhos de antigamente.

É dos mais importantes santuários de devoção mariana do distrito de Aveiro. Visível por pescadores e mareantes, era lá que recorriam para se orientarem no mar e em momentos de perigo. Gentes de fé! Foi portanto, ponto de encontro das gentes do litoral e povos serranos, mas também de muitos romeiros que dos mais variados sítios ali iam, e vão, dias – 13, 14 e 15 de Agosto -. Os dias da festa, da romaria. Haja saúde, que lá estarei num desses dias…

 

 

Deixe um comentário