De Vale de Cambra, cidade, a Trebilhadouro, à aldeia complexo turístico rural, são cerca de 15 minutos de carro. Uma viagem, leve e simples, com muito das encostas da serra da Freita, mas também da serra do Trebilhadouro. Fui até lá, num time off aldeias maravilhoso. Irreal.

É o verde intenso pelos lameiros, em socalcos, e de muitos pinheiros e eucaliptos, que nos dirige ao destino… Uma estrada acentuada e estreita de cerca de 2,5km, entre a estrada principal e a aldeia. Hoje, Trebilhadouro, apresenta-se para o ‘turista’. Sim, está preparada para receber quem gosta de explorar, e sentir, o mundo rural e o mundo da natureza. O mais autêntico.

Totalmente desabitada, há décadas, e ao abandono durante anos, com muitas das habitações em ruínas, foi reconvertida para bem-receber, procurando manter a sua essência. Inserida em contexto agrícola puro, está arranjada e bonita, com grande parte das habitações preparadas para que o turista viva a experiência da vida de aldeia. Há eiras, há canastros, há tanques públicos, e há muitos detalhes daquelas que foram as suas principais tradições e costumes. E isso leva-nos numa rica viagem ao seu passado. Como leva também um dos percursos pedestres do município, que por ali passa. O PR4. Com cerca de 10km envolve-nos no melhor do património cultural e natural da vizinhança. É ir! É caminhar, no ‘nosso Portugal’…

Deixe um comentário