1. Douro

Foi de lá, com o Alto Douro Vinhateiro aos pés, Património Mundial da Unesco, e com vista para o Marão que nos dirigimos, todos, em direção ao Corgo, ao rio! Vinhas novas, vinhas velhas, olival, e depois as vindimas. Sim, caminhamos a ver vindimar. O céu não esteve a nosso favor! Esteve calor, mas tivemos nuvens, e ”pingas” onde, onde. Choveu! Caminhada molhada, caminhada abençoada! Ouvi várias vezes. E foi! Caminhamos, conversamos, paramos, fotografamos, …., almoçamos em conjunto e brindamos. Um brinde ao Douro, um brinde a nós! Obrigada

mais em Caminhada molhada, caminhada abençoada – Obrigada!

2. Castelo de Aguiar da Pena

Mas caminhada molhada, caminhada abençoada! E foi com este mote que subimos ao planalto da Serra do Alvão. A uma altitude superior a 900 metros. Gado serrano. Vista de serra. Passadas cerca de 3 horas e 10 km, o monumento, de novo. Estávamos a terminar… Subimos, fomos ao miradouro, e desfrutamos da vista, e está claro, fotografamos sem parar. Mas o programa continuou à mesa. Comida tradicional cozinhada, por locais, no pote, e um magusto de São Martinho acompanhado de bom vinho e de boas castanhas. Merecíamos. Merecemos!

mais em CAMINHADA time off ALTO TÂMEGA – ATÉ AO ALTO, ATÉ AO CASTELO!

3. Fisgas de Ermelo

Percorremos um percurso pedestre de cerca de 10km. O Parque Natural do Alvão, no seu esplendor. Passamos por áreas de mato, associadas à atividade pastoril e à floresta, também vimos ocupação agrícola definida por vales e socalcos, junto aos aglomerados rurais, e depois as incríveis e ‘assustadoras’ encostas escarpadas em rocha. Paramos, fotografamos, conversamos e caminhamos. Muito. O percurso é desafiante, mas tem, próximo do fim, o ponto alto do parque, e da caminhada. Talvez a principal razão para ali estarmos todos. As Fisgas de Ermelo!

mais em CAMINHADA time off FISGAS DE ERMELO – a força da natureza!

4. Serra do Marão

A mãe Natureza no seu estado mais puro.

A chegar lá em cima, e a luz a diminuir, o nevoeiro a acentuar-se cada vez mais, e o frio, esse a querer dominar-nos todas as forças. Mas chegamos. Estivemos no vértice geodésico do Marão, no Observatório Astronómico do Marão (infelizmente em total estado de abandono), e, claro está, na Capela da Senhora da Serra. Agradecemos a subida e pedimos pela descida. Fomos ouvidos. Depois fomos até ao merecido almoço-convívio, e brindamos à vida.

mais em CAMINHADA time off SENHORA DA SERRA, MARÃO – desafiar a altitude! 

MAIS sobre cada um dos programas em CAMINHADAS time off

 

Deixe um comentário