E foram mais 2 dias de atividades TIME OFF no Parque Natural de Alvão. Tivemos, dias 11 e 14 de junho, a Caminhada time off Fisgas de Ermelo! 2 dias, 2 grupos, o mesmo destino, a maior cascata da Península Ibérica, e uma das maiores da Europa.

Ponto de partida (e de chegada), a rural localidade de Varzigueto. De origem muito muito remota, caracteriza-se por um aglomerado de casas envolvidas por palheiros, cortes de gado, canastros e moinhos. É, ainda, nos dias de hoje, aldeia de pastores e de rebanhos.

Depois, caminhámos cerca de 10km no melhor da natureza. Envolvidos pelo ar puro, estivemos em áreas: i) vastas de mato, associadas à atividade pastoril e à floresta; ii) de ocupação agrícola de vales e socalcos, junto a aglomerados rurais; iii) próximas das espetaculares encostas escarpadas em rocha. Um percurso feito, quase sempre na companhia do Rio Olo. Caraterizado por um permanente e baixo  curso de águas cristalinas, que depois, e a contrastar, se despenham de forma espetacular, num cenário único. A cascata das Fisgas de Ermelo.

Parámos, fotografámos, identificámos o monte Farinha, a – Senhora da Graça – a mais de 900 m de altitude (símbolo máximo da identidade natural das Terras de Basto), interagimos com locais, cruzámo-nos com rebanhos de cabras bravias, gado bovino maronês, e desfrutámos do miradouro das Fisgas de Ermelo. O ponto alto do percurso. Mas mais. Depois, seguimos para o merecido, e animado, almoço-convívio. Viva a Natureza!

Já agora, vamos voltar nos dias 12 e 26 de julho. Venham connosco!

Deixe um comentário