Conhecer São Xisto, a aldeia, é planear toda uma viagem – de sonho – que inicia bem antes de chegar. Integrada na freguesia de Vale Figueira, concelho de São João da Pesqueira, apresenta-se como um miradouro sobre o Douro. O Rio, a região! Está numa posição privilegiada, numa das falésias sobranceiras ao rio.

A viagem

Da vila da Pesqueira (como muitos lhe chamam) até lá são cerca de 12km. No entanto, a viagem pode demorar bem mais de 30 minutos. É uma estrada estreita. São curvas, contra curvas, e são declives acentuados. Mas tudo na companhia de uma paisagem de cortar a respiração, e onde apetece parar vezes sem conta para registar, para contemplar. Mas também podemos ser levados até São Xisto de comboio. A cerca de 1000 metros da aldeia, está a estação da Ferradosa. Portanto, é apanhar o comboio na Régua (por exemplo), e sair ali. Foi o que fiz!

Embarquei numa viagem calma e tranquila. É uma linha ferroviária histórica, e é uma paisagem incrível. Intocável! Saio na estação da Ferradosa e vejo São Xisto lá em cima, caraterizado por um pequeno e concentrado aglomerado de casas xistosas, que contrastam com o granito da margem oposta, que mergulha abruptamente nas águas serenas da barragem da Valeira.

A aldeia

Chegar à aldeia, preservada, é encontrar algumas casas que foram recentemente requalificadas. Foram preparadas para receber! São casas de turismo. Hoje, não devem morar ali (permanentes) meia dúzia de pessoas. No entanto, há sinais de vida. As ruas estão limpas e arranjadas, há sinalização de percursos pedestres, há em vários ‘detalhes’ razões para se querer imaginar a viver ali. É um outro mundo!

O património edificado são os muros de pedra e os socalcos, os lagares de vinho e de azeite (que imaginei no interior dos armazéns), o forno comunitário, a Capela de São Xisto, o mirante do Anjo Arrependido e a fonte centenária. O Património não edificado, é a paisagem, é a envolvente, que desde 2001 é Património Mundial da Unesco. Ali, no coração da área classificada.

Dia 11 de julho, vamos ter uma atividade time off  na Pesqueira! Vamos ter comboio, caminhada (6km) e barco. Um dia que inicia na Régua, e continua na Ferradosa, …, e talvez passe por São Xisto (há sempre surpresas).

Venha connosco!

Deixe um comentário