Também organizamos atividades, caminhadas time off, no Alto Tâmega, no Castelo. E é lá, no Castelo de Aguiar da Pena, que iniciamos e finalizamos a caminhada. No Monumento Nacional! No Castelo roqueiro. O nome dado às primeiras estruturas amuralhadas defensivas surgidas em Portugal, séc. IX e X. Construções feitas pelas próprias populações, pelos locais, para serem utilizadas como refúgio em caso de ataque inimigo. Assente numa gigantesca fraga granítica, num ponto elevado, estratégico, acredita-se que além de fortaleza poderia ter integrado residência senhorial.

Hoje, grande parte da estrutura encontra-se em ruínas, no entanto, há ainda vários detalhes claros da sua arquitetura original. Alvo de uma intervenção recente, encontra-se acessível e visitavel. Foram criados acessos que permitem chegar ao seu interior em segurança. Há também uma espécie de tabuleiro férreo (terraço), que funciona como um dos miradouros mais bonitos sobre o vale de Aguiar. A vontade é de ficar lá. A registar. A desfrutar. Espetacular!

O programa time off que nos leva sobre esta maravilha do Alto Tâmega é turismo-animação e turismo de natureza com património, paisagem e gastronomia, em ambiente rural. É todo um percurso encantador, de cerca de 10 km, num mix de vale, e planalto de serra. A serra do Alvão! Caminhamos a uma altitude superior a 900 metros. Passamos por vales de castanheiros ancestrais/ centenários, carvalhais. E depois, a oportunidade de ver gado, leiteiro e de carne, a pastar naturalmente nos lameiros … frescos, e verdejantes. O almoço-convívio, é o fim da atividade, num espaço de restauração local, ou então, no monumento, no castelo, numa espécie almoço-piquenique. Venham connosco conhecer e explorar o ‘nosso Portugal’!

INFO 918813459/ geral@timeoff.pt

Deixe um comentário