Fui até ao santuário de Nossa Senhora de la Sallete, em Vila Cova, concelho de Vila Real. Um time off destinado a um espaço de culto em perfeita harmonia com a mãe natureza.

É um local de grande devoção. São várias as celebrações religiosas que anualmente ali se celebram, sendo que o ponto alto é o dia 15 de agosto. A grande festa em honra de Nossa Senhora de La Salette! São milhares de peregrinos, grande parte emigrantes, a rumar ao santuário, em procissão, e são também um conjunto de atividades religiosas a decorrer. A fé!

Distante do povoado (a cerca de 2km), e em encosta de serra, apresenta-se como um bonito e arranjado recinto, com um enquadramento convidativo à meditação e contemplação. De lá, temos uma das vistas panorâmicas mais espetaculares da região. O vale da Campeã e a Serra do Marão. Integra o espaço, além da capela de Nossa Senhora de La Salette e algumas instalações anexas, um simpático parque de merendas.

Andei por lá. Sofreu recentemente obras de beneficiação. E os vitrais são um exemplo disso. Um investimento feito para embelezar a capela e simultaneamente evocar mistérios e passagens das aparições. Há também uma clara, e justa, homenagem a D. Ana Constância de Jesus Dias Barria. Uma forte devota e uma figura (abastada e letrada) de Vila Cova. A pessoa responsável pela construção da capela original com com a invocação de Nossa Senhora de La Salette, em 1898.

Já agora, ali bem próximo passa a rota do mineiro. Um percurso pedestre que faz memória às minas de ferro que laboraram em Vila Cova até aos anos 80. Portanto, mais um bom motivo para voltar!

Deixe um comentário