Há várias razões para fazer a linha do Douro, como há várias razões para parar e sair para o terreno. Quando o comboio saia da estação da Régua, Douro acima, uma das estações mais movimentadas é o Tua. Fui até lá num time off destinado a caminhar e perceber o que torna esta estação tão especial. Que caminhada perfeita!

Num enquadramento de magníficas paisagens, o Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO, o Parque Natural Regional do Vale do Tua, e a Região Demarcada do Douro, cruzam-se e unem-se dois rios – o Tua e o Douro – e duas linhas de caminho de ferro históricas.

O Foz-Tua

Junto à estação há 3 espaços distintos para visitar. Relativamente recentes, convidam quem chega a conhecer e envolver-se com o território: i) o Centro Interpretativo do Vale do Tua. Um espaço-museu que procura revelar a sua riqueza natural e histórica. Focando os temas – o Vale, a Linha do Tua e a Barragem -; ii) a Porta de Entrada do Vale do Tua – Carrazeda de Ansiães. Um espaço interativo de conhecimento e promoção do Vale do Tua; iii) a Casa dos Cantoneiros “Foz-Tua Wine House”. Uma antiga casa de cantoneiros convertida para divulgar e comercializar vinhos e produtos regionais produzidos no concelho de Carrazeda de Ansiães. Visitei-os a todos! São uma rica viagem ao que carateriza as terras e gentes do Vale do Tua.

Mas mais! Há ali, no Foz-Tua, um trilho espetacular de cerca de 3,5 km que além de integrar estes espaços, nos leva a: i) percorrer um lindíssimo troço da margem ribeirinha do rio Douro. Uma parte em passadiços; ii) a caminhar na antiga Linha do Tua, de travessa em travessa até ao Miradouro da Barragem, de onde se vê o engenho e a beleza das diversas infra-estruturas viárias, ferroviárias e hidroelétricas. Claro está que o percorri, e adorei.

Impossível é também sair do Tua sem petiscar (uma das razões que leva ali muita gente!). Há à beira rio, a possibilidade de saborear as famosas enguias da foz do Tua e os não menos deliciosos “peixinhos do rio”, do rio Douro. Deixei isso para o fim. Gosto de finais felizes. Em grande!

Deixe um comentário