Visitar Freixo de Espada à Cinta é surpreendermo-nos com o poder da Natureza. É   provavelmente o concelho que concentra o roteiro de miradouros mais espetacular que conheço. Integrado em toda a sua extensão no Parque do Douro Internacional, é precisamente no Douro, rio, e nas suas margens que a sua beleza e encanto ganha toda a força. Que time off!

Comecei por conhecer o Assumadouro e o Penedo Durão. Integrados na freguesia de Poiares, oferecem cenários incomparáveis. Têm tanto de diferentes como de semelhantes, principalmente naquilo que proporcionam. São gigantes!

Assumadouro

Da vila até ao cruzamento que nos leva ao miradouro são cerca de 15 minutos de carro (11 km). Chegados ali, no cruzamento, facilmente percebemos que estamos próximo do que procuramos (há sinalização Assumadouro) e percebemos também que o asfalto acabou. O percurso que nos leva ao destino final é terra batida e é recomendável para veículos todo o terreno, só, ou então a pé. São cerca de 3 km. Chegamos ao miradouro e um banco convida-nos a sentar e contemplar  a natureza no seu estado mais selvagem. Lá em baixo, o rio Douro contorce-se e segue o seu curso, alguns barcos atracados no cais de Barca d’Alva esperam por seguir viagem, e depois o mix de território – Portugal e Espanha – a definirem-se de forma clara. Mas mais. É claramente uma paragem obrigatória.

Penedo Durão

Chegamos até lá de carro, num percurso de cerca de 12 km desde a vila. É talvez o mais popular e mais procurado dos miradouros. A acessibilidade e o espaço ajudaram a torná-lo num dos mais emblemáticos. Há parque de estacionamento, há parque de merendas, e há todo um conjunto de detalhes que se percebe que foram pensados para receber. Acostado ao Douro Internacional, é suportado por fortes e agrestes paredes rochosas, uma ‘espécie’ de penedo gigante que cai a pique até ao Douro, ao rio, lá em baixo. A agressividade do solo concorre com terrenos férteis preenchidos sobretudo com vinhas e olivais. Mais que as  excelentes, diversificadas e infinitas vistas, o local constitui também um privilegiado ponto de observação de aves. É muito provável conseguir ver o Grifo, a Águia Real, e outras aves de rapina a voar bem próximo…

Deixe um comentário