O Verão é uma altura de festas religiosas. É a estação do ano em que mais se reúnem pessoas – muitas pessoas -, para celebrar quase tudo. Sim, tudo é motivo de celebração (risos)! É a chegada do bom tempo (calor), dos dias longos, das férias, a visita dos amigos e familiares. Entre as festas mais comuns e concorridas temos as religiosas. Comemoram crenças e conseguem quase sempre reunir tudo isso. Calor, dias longos, férias, amigos e familiares num ambiente de fé descontraído e alegre.

Desde sempre me lembro de gostar dessas festas. Não sei se eram as luzes a iluminar os vários recintos e toda a igreja, a música popular que vinha de todo o lado, os andores gigantes adornados com cores muito vivas e flores da época (sempre muitas flores), o algodão doce, as pipocas a saltitar, as farturas, os balões e outros brinquedos vendidos em bancadas que pareciam cair a qualquer momento. Disso gostava, mas também sentia a liberdade e a alegria que se vivia nessas festas, era contagiante! As pessoas estavam bem dispostas, com sorrisos de ‘orelha a orelha’, muitas delas cantavam, dançavam e viviam intensamente a celebração da fé (ou da vida, risos!).

Em time off foi altura de reviver essas festas e neste Verão ainda fui a algumas. Senti que já não são como há 20 anos atrás, mas há ainda algo que se mantém – pessoas, muitas pessoas -, não sei se movidas pela fé, pela música, pelo ambiente, … A mim, moveu-me as Saudades!

 

Deixe um comentário