Fiz mais um time off numa aldeia histórica. Fui até – Castelo Rodrigo -, uma freguesia portuguesa pertencente ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Foi uma viagem longa e de muitos quilómetros por estradas nacionais em que o movimento era quase nenhum. Uma viagem silenciosa e calma pelo nosso Portugal (risos).

Ainda antes de chegar a Castelo Rodrigo e talvez a menos de dois quilómetros comecei a avistar ao longe uma fortificação com umas muralhas à volta, percebi que não estava perdida (risos), e percebi também, e mais uma vez, que se tratava de uma aldeia localizada num ponto superior, bem superior. Naquela altura também já gostavam de ver tudo (risos) e estar posicionados em pontos estratégicos.
Já na subida em direção à fortificação encontra-se um conjunto de painéis de azulejos de grandes dimensões alusivos à aldeia. Um welcome feliz!

Também gostei muito da porta de entrada da aldeia (a porta nascente da muralha), parecia que estava a entrar num outro período da história, bem diferente do atual. E de facto estava, entrei num espaço monumental que conserva importantes referências do plano medieval. São as várias casas que se espalham pelo interior das muralhas construídas em pedra miúda muito bem sobreposta uma na outra, é a cor terra que preenche toda a aldeia, é a calceta que se estende pelas várias ruelas, e é um conjunto de monumentos – o castelo, a cisterna medieval, a igreja matriz, o pelourinho, … – que mantêm esta aldeia histórica viva e muito interessante para quem a visita. Mesmo sobre um ar frio e um céu cinzento circulei várias vezes a aldeia, não me cansei e gostei. Gostei de visitar mais uma das nossas aldeias históricas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário