Em Lisboa, na freguesia de Belém não podia deixar de visitar o miradouro do Padrão dos Descobrimentos. Uma visita agendada há anos, anos! Em time off, foi altura de subir lá em cima, de descobrir o miradouro, um espaço que gosto sempre de explorar.

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento forte, não só pela arquitetura e grandeza. Mas pelo significado que representa, uma clara e justa homenagem às figuras envolvidas nos Descobrimentos Portugueses. Sim, este meu ‘bichinho’ (meu e do português num geral, risos) da ‘descoberta’ tem história, está-nos no sangue. E que bom que está!

O monumento tem a forma perfeita de uma caravela pronta a navegar. Conta com três grandes velas que se prolongam num bloco central, vertical, e duas filas descendentes de cada lado do monumento preenchidas com estátuas de portugueses notáveis ligados aos descobrimentos. Entre as duas filas está a porta de entrada do monumento e sobre a qual se ergue uma gigante espada até ao miradouro. Numa altura superior a 50 metros. E foi por essa porta que subi lá em cima, uma subida rápida e confortável (elevador, risos) para um dos miradouros mais bonitos que já alguma vez estive.

A vista é soberba! São  monumentos, – o mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém -, é o rio Tejo. É o verde, é a liberdade, mas foi sobretudo a visão superior. A rosa-dos-ventos representada no chão no espaço fronteiro que tornou esta descoberta do miradouro tão especial. Uma visão a descobrir!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário