O monumento

Foi mais um time off na torre. Desta vez numa das torres mais populares e visitadas de Lisboa. Portanto, fui até à – Torre de Belém -, classificada como Património Mundial pela UNESCO. É também uma das 7 Maravilhas de Portugal, dos portugueses e dos turistas (risos).

Não estava o dia mais bonito do mundo para visitar o monumento, nem para as fotos (risos). No entanto, nem isso me desmotivou. De facto quem vê o seu exterior, com olhos de ver, fica com uma vontade imensa de entrar lá dentro, de subir. Eu fiquei! Mas a beleza, passa mesmo por fora, pelas pedras trabalhadas em forma de cordas, pelos vários nós esculpidos, pelas galerias abertas. Pelas torres de vigia, pelas várias ameias em formas de escudos e por outros vários elementos que se vêem claramente alusivos às navegações. Muito mais que detalhes, é mesmo um conjunto maravilhoso de arte, e de defesa!

A visita

Iniciei por visitar o piso inferior, que serviu como armaria e prisão, e mesmo na versão turista não consegui passar lá muito tempo (risos). Senti-me fechada, senti-me presa, e eu que gosto tanto de liberdade. Não facilitei! Voltei à base e vi luz. Vi também vários canhões distribuídos em várias janelas prontos a ‘atacar’ o inimigo. Subi mais um andar e além da sala do Governador visitei o terraço, um espaço onde gostei de circular. Entrei nas várias pequenas torres (guaritas) e fotografei um Tejo pronto a abraçar. Subi em escadas estreitas e muito inclinadas todos os andares, mas parei em todos eles, tive mesmo que parar, as salas e as janelas pediam, eram diferentes perspectivas do Tejo e eram também as pernas, o único elevador (risos).

Depois, no quinto e último andar, no terraço da torre, foi respirar fundo e apreciar a vista. Uma Maravilha de miradouro a 360º!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário