O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é possivelmente o ponto de maior interesse turístico e o mais popular da cidade de Lamego. Também classificado como Imóvel de Interesse Público. Tive que passar por lá, mais uma vez. Mesmo conhecendo-o bem, mesmo fazendo parte de alguns dos meus passeios de infância em família.

Do alto do monte de Santo Estevão o santuário une-se à cidade, à sua avenida principal. Através de uma longaaaaaa e encantadora escadaria, que se encaixa num bonito e denso parque florestal. E o time off foi por lá, a subir e descer escadas, muitas escadas. A devoção popular inicial foi a Santo Estevão. Mas com o tempo foi substituída pela devoção à Virgem a quem recorriam em busca de alívio para doenças. Portanto, a designação – Nossa Senhora dos Remédios -.

E um bom remédio é também subir e descer a escadaria (risos). Sim, a monumental escadaria de acesso ao santuário conta com mais de 650 degraus. Não sei se são 650, ou 700, não fui lá para os contar (risos). Sei é que os subi e desci a todos, numa manhã solarenga com cheirinho a primavera.

E o parque que rodeia a escadaria? Um parque verde que conta com várias árvores centenárias e com uma arborização vasta e arranjada. A subida foi muito mais lenta (risos), foi interrompida com algumas paragens nos vários lanços de escadas. Aproveitei para descansar, para fotografar (sempre, risos) e para admirar os vários painéis de azulejos (lindos de morrer), as capelas, estátuas e fontes que se vão distribuindo ao longo da escadaria. Lá em cima, a cidade em baixo e uma vista fabulosa que fez valer a subida, e adicionou ainda mais valor à descida. E melhor remédio não podia ter tido nesta passagem por Lamego!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário