A passear no concelho de Mesão Frio não quis deixar de visitar um dos seus mais populares pontos turísticos, o Miradouro de São Silvestre. Localizado a poucos kilómetros da vila. Demorei pouco mais de 30 minutos de carro até chegar lá. Lá, lá em cima! É que em time off todos os percursos são e devem ser lentos, sem pressas. Os meus são. Foi subir, subir, subirrrrrr até uma altitude de mais de 500 metros. Enquanto conduzi e fiz as várias curvas (acentuadas e muito inclinadas) em forma de espiral fui ‘deitando’ um olho (sempre!, risos) ao que me circundava, uma paisagem Vinhateira única.

Chego ao miradouro, ao recinto da capela de São Silvestre e percebo que afinal são dois. Dois miradouros (é que eu vejo-os em todo o lado, risos). Dois pontos privilegiados para o rio Douro, que se apresentava majestoso e em curva, para montes preenchidos de vinhas, oliveiras e também algumas manchas de pinhal e eucaliptos. No meio desta paisagem, pequenas povoações pintavam maioritariamente de branco cal e cor telha a natureza no seu estado mais puro, onde a onde, e em pequenas manchas. Pintavam e davam (dão) Vida, vida humana!

Também vi e fotografei o mais cinza, o mais negro da paisagem. O monte e acesso ao miradouro (ou miradouros, risos) estavam ainda marcados por um recente e significativo incêndio. Mas, e a contrastar, havia também já marcas de cor, de trabalho para mudar, para recuperar e dar nova Vida e Luz à envolvente. É forte e especial este ‘nosso Portugal’!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário