Gosto de desfrutar de time(s) off em castelos. Gosto das associações que a palavra castelo envolve. Lembro-me da infância e de todas as histórias associadas aos reis e às rainhas. Era a ‘inocente’ ligação com uma Vida farta e feliz. Hoje, sei já que eram só histórias (risos). Já não as ouço nem leio. Vou ao terreno, vou até lá. Visito castelos!

E lá fui eu até ao Castelo de Arnoia. Localizado no concelho de Celorico de Basto e na freguesia com o mesmo nome, dista da vila cerca de 12 km, e está classificado como Monumento Nacional. É ainda o único castelo a integrar a lista dos 58 Monumentos da Rota do Românico, uma rota que permite viajar pela História do Norte de Portugal através de património arquitetónico de origem românica.

Ainda antes de chegar à localidade já via o castelo ao longe, e a acompanhar a sinalização certa, – Rota do Românico -. Assim, é mais fácil passear, explorar o ‘nosso Portugal’.

O castelo

Chego, e estaciono num largo que marcaria um dos pontos centrais da aldeia. Ao centro, a igreja. Depois de ter conversado com um local sobre o castelo e os acessos, ‘São talvez uns 10 minutos a pé. O caminho está arranjadinho e limpo. Vá, que vai gostar. Pode ir sozinha, isto aqui é uma paz’. Lá fui eu! Subi conforme as indicações, num trilho calcetado, arranjado e em bom estado. Enquanto subi, fui olhando a natureza, o verde vale do Tâmega, e vi habitações onde a onde a marcar território. Vive-se ali! Entrei pela única porta do castelo, circulei pelo pátio amuralhado, e ainda subi às muralhas. A muito custo (tenho vertigens!), mas queria ver as vistas. Queria fotografar. De arquitetura simples, o castelo apresenta a particularidade de uma planta triangular. Pouco comum, e eu já visitei alguns!

A localização superior e isolada do castelo, num alto de um cabeço montanhoso, terá sido provavelmente para dificultar a aproximação do inimigo, mas hoje é motivo de atração. Para mim foi. Atração de amigos! Amigos que valorizam património histórico, amigos que privilegiam uma visão sobre a natureza. Pessoas, tipo eu (risos).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário