Os ascensores

Pela capital, decidi fazer um time off bem animado. Turístico e histórico, foi além de tudo diversificado, agitado! Também gosto destes passeios. Não estivesse eu numa das cidades mais visitadas da Europa. Sim, Lisboa está a ‘rebentar’ pelas costuras, e eu fui lá, estive em alguns dos principais pontos. Decidi viajar nos três ascensores da cidade – Lavra, Glória e Bica -. Ícones de Lisboa e do país.

Classificados como Monumentos Nacionais fazem as delícias de quem por lá passa. São fotografados milhares de vezes ao dia, nas mais diversas perspectivas. E ainda são usados como meios de transporte. Pitorescos, coloridos, diferentes e Vivos, facilitam e ‘atalham’ a circulação entre pontos com relevo muito acentuado.

As viagens

Cheguei ao centro, à avenida da Liberdade, caminhei poucos metros e no Largo da Anunciada encontro o que procurava. Era o Lavra! Calmo, sossegado estava pronto a arrancar. E eu fiz a viagem, subi lá em cima. Uma Lisboa estreita, em corredor, menos ativa, mais parada e antiga. Muito graffiti e alguns sinais de abandono.

Depois, fui até ao outro lado da avenida, aos Restauradores. Cheguei e encontrei o oposto. Muitas pessoas, muita agitação, e espera. Sim, tudo queria circular no ascensor da Glória. Também subi. E aqui, uma Lisboa mais larga, muito mais viva e uma calçada dinâmica com sinais de atualização e conservação. Graffiti também, mas quase todo ele artístico!

Já no Bairro Alto, foi só atravessar a pé até ao Calhariz. Destino Bica. Quis terminar no ascensor mais popular, no mais procurado. Gosto de finais em grande. E grande é também a azáfama e desassossego por ali. São pessoas por todo o lado, em todas as direções, a passar, a parar e a ‘atrapalhar’ (risos). Faz parte do espírito de turista. A rua inclinada leva-nos ao Tejo, ao fundo, a misturar-se com o azul do céu. Fiz a viagem. Várias casas típicas, de um lado e do outro. Habitadas, movimentadas e ‘donas’ de uma autenticidade e simplicidade únicas. E também foi, é, este contrate feliz com o mundo urbano que me fez ir até lá. Gosto tanto!

ascensor do Lavra
ascensor do Lavra
ascensor da Glória
ascensor da Glória
ascensor da Bica
ascensor da Bica

 

Deixe um comentário