Fui até Lindoso, uma freguesia pertencente ao concelho de Ponte da Barca. Um time off planeado há muito tempo. Mas chegou o dia, ufa! De lá, da vila até à localidade ainda foram uns quilómetros, cerca de 25. Feitos em estrada nacional e em ambiente rural e muito natural. Enquadramento minhoto, e depois o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Uma introdução perfeita à visita.

Chego à freguesia, ao lugar de Lindoso, e dirijo-me de acordo com a sinalização. Sigo até aos principais motivos de atração turística (e não só) de Lindoso, o – castelo medieval e os espigueiros -. E rapidamente percebo que os dois estão muito próximos, poucos metros os separam. Visitar um, é visitar o outro. Quase (risos)!

Iniciei pelo castelo, monumento erguido de raiz com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira. E lá de cima, das muralhas, vê-se muito bem a sua posição sobranceira sobre a vizinha Espanha. Andei por lá, circulei-o e fotografei-o, como faço sempre. Desfrutei da vista desafogada, identifiquei a barragem do Alto-Lindoso ao fundo, e ‘perdi-me’ com o conjunto dos espigueiros. Ali, bem próximo. Fui até lá! Um conjunto de cerca de 50 espigueiros, e um quadro rural de beleza rara. E perceber que por ali ainda há Vida. Molhos de colmo a dar movimento e brilho a uma eira firme e resistente (muita pedra) no tempo. Lindo Minho!

 

Deixe um comentário