Em pleno Alto Minho, fui passear até à fronteira. Fiz um time off, uma paragem na cidade de Valença. Bem na linha Portugal-Espanha, não foi fácil sair de lá! De lá, do principal atrativo da cidade, da – Fortaleza de Valença -. E foi por ali que fiquei ‘presa’ à cidade.

Chego, e antes de entrar na fortaleza desço até ao limite da fronteira. Andei cerca de 10 minutos a pé e fui ver, fotografar a magnífica e singular ponte internacional rodo-ferroviária Tui-Valença. Uma passagem simples e leve que divide, separa e, ou melhor, une em poucos metros Portugal e Espanha. Em baixo corria serenamente o rio Minho. Metade português, metade espanhol. É paragem obrigatória.

Depois, subi e lá fui eu ao que me levou ali, até uma das principais fortificações militares da Europa (dizem que sim, risos). Perdi-me lá dentro. É um espaço gigantesco e amuralhado em metros e metros. Alguns km. A cidade está ali! Estão vários edifícios do município, estão vários monumentos religiosos (capelas). Está a estátua de São Teotónio, o primeiro santo Português, e padroeiro da cidade. E está também um conjunto numeroso e diversificado de estabelecimentos comerciais, na maioria tradicionais. Todos, preenchem de cor e de vida as várias ruas e ruelas da fortaleza. Turismo e comércio, ali, uma feliz combinação!

 

 

 

Deixe um comentário