No concelho de Vimioso, decidi parar e fazer um time off na freguesia e povoação de Algoso.  Fui lá para visitar o Castelo de Algoso, o monumento mais popular e talvez o mais visitado do concelho. Não perdi a oportunidade, e eu que gosto tanto de castelos!

Estava um fim de tarde maravilhoso. Demorei cerca de 15 minutos de carro da vila até lá. Fui devagar. Desfrutei da paisagem transmontana e ainda antes de chegar, vi ao longe o castelo. Sim, talvez a 2, 3 km comecei a ver o destino. Sobressaía a torre e as muralhas num ponto bem elevado sobre uma planície mais ou menos irregular, mas infinita.

Chego, estaciono o carro no largo, e percebo que a estrutura está assente num rochedo gigante. Vejo o castelo ainda mais lá em cima, mais alto. Foi subir até lá. Uma escadaria em pedra maciça direcionou-me à entrada da fortificação.

Existem diversas fases históricas de ocupação, que podem ir aos períodos mais remotos. Independentemente disso, são indiscutíveis as excelentes condições estratégicas de implantação. De lá vê-se muuuuito, e bem! A torre de menagem, pouco comum, heptagonal (cinco faces, risos), teria sido concebida desta forma para melhor resistir a ataques e para proporcionar mais ângulos de tiro. Resistiu, e hoje proporciona a quem a visita uma vista deslumbrante. Vistas …

 

 

Deixe um comentário