No distrito de Viseu, visitei em time off a simpática vila de Sernancelhe. Estava um dia quente, dos mais quentes do verão. A vila estava calma e recolhida. Caminhei a pé pelo centro histórico e cruzei-me com três, quatro pessoas. Comecei a visita pelo castelo medieval, do qual restam partes das muralhas e a Porta do Sol. Propriedade privada, o que dele subsiste pode ser visto em espaço público. Uma escadaria dividida em vários patamares leva o visitante até algumas das suas ruínas, e a um magnífico miradouro. Uma posição privilegiada para aquela que foi uma das suas principais funções, guardar a foz do rio Távora.

Depois, desci lentamente, e fui explorar o centro. Muitas razões para parar e fotografar. Ruas limpas, casas arranjadas, uma vila pronta a receber. Visitei a Igreja Matriz, de estilo românico, é um monumento encantador. E é lá, à volta da igreja, que se encontram as principais atrações turísticas de Sernancelhe. O Pelourinho, a Casa da Comenda da Ordem de Malta, a Casa dos Condes da Lapa e Barões de Moçâmedes, o Solar dos Carvalhos, …

Despedi-me feliz de mais um cantinho do ‘nosso Portugal’, e este anterior à Fundação da Nacionalidade Portuguesa. O primeiro foral de Sernancelhe foi-lhe atribuído em 1124. Muitos anos de Vida!

 

Deixe um comentário