Fazer um time off em Amesterdão era um plano com anos. Chegou o dia! E em grande. É que ainda estive lá uns dias, queria conhecer e viver a cidade. Fi-lo na companhia de amigos e família. Visitas e paragens mais demoradas, algumas adiadas, outras canceladas (risos), … Mas por outro lado, tudo bem mais animado, mais intenso.

Já tinha estado na Holanda, em Maastricht, mas era altura de ir até à capital. Amesterdão chamava por mim. Expectativas elevadas. Corresponderam? Não, superaram largamente as melhores expectativas. É uma combinação de duas cidades que adoro.

A cidade é plana, por isso é fácil descobri-la caminhando junto dos vários canais que a preenchem. E são esses canais, muuuuuitos, uns mais estreitos, outros mais largos, que dão uma beleza incrível à cidade. As pontes de ‘brincar’ que os atravessam, as milhaaaaares de bicicletas ‘amarradas’ às proteções férreas e a árvores distribuídas pelas margens. Tudo, em conjunto, a criar um cenário mágico. Cenários! Quando cheguei comecei a lembrar-me de Veneza. Tanto em comum. E a arquitetura, as ruas, o ambiente? Tijolo miúdo, quase sempre muito escuro (cinzas, castanhos, verdes, …), mas em vários tons. Depois, um branco, ou outra cor muito clara, bem viva, a contrastar onde a onde com os tons da estação, outono. Incrível alinhamento! Muita gente na rua, muita juventude, muita Vida, por todo o lado, e para todo o lado. Era Londres! Sim, cheirava-me à capital do Reino Unido. Vi muitas semelhanças.

Mas há mais para ver e explorar? Claro que sim. Até porque as verdadeiras associações que tinha da cidade, as minhas, eram: moinhos, tulipas, artes, cerveja, … E essas também se mantêm!

Deixe um comentário