Na cidade invicta decidi passear pela zona ribeirinha. Há sempre mais uns detalhes para ver, há sempre algo para explorar, e depois há sempre o majestoso rio Douro a separar delicadamente as duas cidades, o Porto e Vila Nova de Gaia. São duas margens riquíssimas e encantadoras, cada uma à sua maneira. Aqui aplicaria a expressão – eu tenho dois amores,…, mas não tenho a certeza de qual eu gosto mais -. De um lado a Ribeira, as casas, as cores, a arquitetura! O Mundo de ‘brincar’. Do outro, as Caves do vinho do Porto. As melhores. Edifícios gigantes, estruturas fortes e com significado. Caminhei pelas duas, não gosto de descriminar (risos), mas mais!

Em time off, e com tempo, decidi ir até ao tabuleiro superior da ponte D. Luís. Subi à ‘popular’ Serra do Pilar. Gosto de pontos elevados, gosto de miradouros (gosto muito!), portanto seria a altura de desfrutar e fotografar o Miradouro da Serra do Pilar. E foi! Expectativas muito elevadas. As mais elevadas. Corresponderam! Encontrei uma estrada arranjada, larga e bem inclinada, paralela ao bonito Jardim do Morro, do lado esquerdo. O principal acesso ao miradouro. Subi-a a pé, nas calmas, enquanto deixava o jardim para trás. Enquanto isso, a vista foi ganhando um espaço infinito. Uma vista desafogada que mais parecia um quadro, um postal. Dos mais bonitos. Dos mais irreais. Tudo ali próximo e concentrado. Um mix de cores, de materiais, de construções, de peças,… O rio Douro, a Ribeira, o centro histórico do Porto, …

É parar e ficar a olhar. A desfrutar. O miradouro é de Vila Nova de Gaia, a vista é do Porto. Visite uma cidade, visite a outra, ou visite as duas, este é, e será, sempre um miradouro obrigatório visitar! Confie.

Deixe um comentário