O rio Douro é dos rios mais bonitos do país. Mais bonito, mais imponente e mais conhecido. A nascer na vizinha Espanha e a desaguar nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia é uma das maiores e mais fortes identidades do norte de Portugal. Conta com dezenas e dezenas de praias fluviais ao longo das margens do Douro. Muitas e diversas. Espaços de lazer e zonas balneares, e quase sempre as melhores e mais procuradas alternativas à praia. Procuradas principalmente nos meses mais quentes, não deixam de ter os seus encantos nos meses mais frios. Inverno!

Fui conhecer algumas, e deixei-me render a 3 paraísos, – Zebreiros, Lomba, e Melres – . Um time off no concelho de Gondomar a percorrer as margens do Douro. Uma viagem paisagística de mais de 35 km. Encantadores km!

Zebreiros, inserida na freguesia de Foz do Sousa é uma praia fluvial semi-urbana integrada numa paisagem rural. Única e especial. Que sossego, que paisagem. O Douro, a natureza, uma zona pedonal, e uma extensão significativa de areal. A praia! Lomba, está localizada na freguesia que lhe dá nome, Lomba! É uma pequena grande maravilha que vista do outro lado da margem parece inserida numa ilha. Apresenta-se abraçada pelo Douro e pela Natureza. Linda! É rio, é areal, é céu, e é um pinhal denso e verde a pintar o quadro de uma das praias distinguidas pela Quercus como ‘Praia com Qualidade de Ouro’. Melres, localizada na União das Freguesias de Melres e Medas é um pequeno retiro nas margens do Douro. Um retiro de ouro. Muito diferente das anteriores, e menos conhecida, foi uma paragem perfeita. É serenidade, é paz, e é todo um equilíbrio feliz entre terra, rio, e céu. Vale a pena ir até lá!

Deixe um comentário