Em time off, fui até Paços de Ferreira, à freguesia de Ferreira. Fui visitar um dos principais monumentos do concelho, e mais um dos monumentos que integra a riquíssima Rota do Românico. O Mosteiro de São Pedro de Ferreira! Hoje, mais conhecido pela Igreja de São Pedro de Ferreira. Uma vez que o Monumento visitável e visível é mesmo a igreja.

Classificado como Monumento Nacional, é um caso único no românico português. Apresenta, a preceder o portal principal, um muro ‘cerca’ daquilo que terá sido uma anteigreja com função funerária. Fui lá ver!

Chego e percebo que todo o enquadramento onde se instalou o mosteiro foi estrategicamente pensado. Uma posição e localização feliz e privilegiada. Da estrutura que o torna único, a anteigreja, conservam-se as muralhas de altura significativa, e depois todo o espaço a céu aberto. Fotografei-o em várias perspectivas. Depois, depois entrei na igreja. Lá dentro, destaque para a sua dimensão, e um túmulo de um nobre com figuração simples, muito simples, e em posição penitente. São vestes e postura de peregrino segurando um bordão. Um exemplo raro daquilo que era hábito na época, e um contraste claro com o seu estatuto social… Mas está lá. É ir, é visitar, e é fotografar!

Deixe um comentário