Na região do Tâmega, no concelho de Felgueiras, decidi fazer um time off turístico-cultural em espaços de culto. Fui conhecer 2 igrejas de estilo românico que integram a valiosa e diversificada Rota do Românico. A Igreja de Santa Maria de Airães e a Igreja de São Vicente de Sousa, ambas, classificadas como Monumentos Nacionais. Localizadas nas freguesias de Airães e na União das Freguesias de Torrados e Sousa, respectivamente. Cerca de 8 km separam uma da outra.

Santa Maria de Airães

Considerado um belo exemplar de arquitectura românica, apresenta também outros estilos arquitetónicos. O seu estado atual não representa a data de fundação da Igreja (séc. XI), uma vez que conheceu sucessivas transferências, e sofreu sucessivas e significativas alterações. Foram introduzidos vários elementos com inspiração gótica, e mais tarde, alguns respeitantes ao movimento barroco. Circulei-a por fora, e fui lá dentro. Três naves, uma capela-mor revestida com painéis azulejares e talha dourada no sacrário. A visita a uma igreja que foi uma importante comenda das Ordens Militares de Malta.

Despedi-me a olhar para a torre sineira, onde estava içada uma bandeira com as cores da paróquia, azul e branco. Hasteada desde o dia em que foi anunciado o juiz das festas em honra de Santa Maria de Airães, o próximo 15 de Agosto. Agora é voltar para a festa!

São Vicente de Sousa

É mais um exemplar de arquitetura religiosa românica que integra outras correntes. O estilo barroco está presente na decoração interior, e há vários elementos correspondentes a épocas e estilos distintos. A própria torre sineira, localizada a sul, poderá corresponder à sua estrutura medieval original. No entanto, também estão incorporados na sua construção remates posteriores. Visitei o seu interior, definido por uma nave com dois retábulos laterais e um teto em madeira de perfil curvo. Bonito! Mas mais, intensos e vivos caixotões no teto da capela mor. Incríveis!

Depois, saí, e circulei o espaço exterior. Destaque para um nicho em arco, de função funerária, que poderá ser o exemplar mais antigo no país. E ainda o cemitério medieval, que terá seguido a construção da própria igreja. Era uso das populações enterrarem os seus mortos ao redor das igrejas. Terreno sagrado. E foi de lá que me despedi. Do ‘melhor’ dos terrenos.

Santa Maria de Airães
Santa Maria de Airães
Santa Maria de Airães
São Vicente de Sousa
São Vicente de Sousa

Deixe um comentário